person_outline



search

"UM BÍPEDE SEM PENAS!", MAS COM CAUDA!

             (Do Homo Eretus ao Homo Cometas)


          "Eis aí o seu bípede sem penas!" - zombou o sábio Diógenes, ao arremessar uma ave depenada em direção ao grande filósofo Platão e sua plêiade reunida. Era a resposta à máxima do pensador grego que, jocosamente, afirmou ser o homem apenas "um bípede sem penas", reduzindo a epopeia do primata pensante à uma reles ave; menosprezando à espécie numa acentuada deselegância; denegrindo toda a humanidade. Eras o Homo Intelectus!         

             Desde os primórdios, naquelas cavernas alumiadas por tochas, rabiscavas tua idiossincrasia primitiva, desenhando as feras em encarniçadas aventuras, nas quais lentamente evoluías e nada temias, pois do fogo haverias de propagar o poder e a dor. Eras o Homo Andarilhos!         

           Logo abandonaste a vida nômade e no sedentarismo aglomeraste tuas paixões, religiões e revoluções mundanas. Foste das tribos às civilizações exterminadoras de povos. Eras o Homo Domínio!         

          Hoje, além da redoma que te aprisionas neste "céu de silício", onde és escravo e senhor, catapultas a Ciência em naves e sondas, arremessando-as aos confins da galáxia, onde caças um portentoso cometa errante.         

          São teus àqueles projéteis pontiagudos, àqueles foguetes que escapam da gravidade opressora. Teus arautos levando às criaturas alienígenas a tua viral presença, capaz de aniquilar miríades de espécimes circundantes.         

            Agora, neste exato instante, teu sofisticado artefato transmite da superfície de um colossal astro, imagens magníficas e um estranho e intermitente silvo. É o som misterioso da conquista, o barulho que nenhum descendente dos dinossauros ouvirá.         

           Podes até ser apenas "um bípede sem penas", porém quando te aproximares das estrelas, terás a mais bela cauda de todos os Multiversos, serás o Homo Cometa!

                                                                    EXTREMÓFILO

Pin It
Atualizado em: Seg 17 Nov 2014

Comentários  

#2 EXTREMOFILO 10-01-2015 13:13
Colega Costa, o homo cometa no caso é uma alusão à tecnologia, na forma de uma sonda, cujo pouso naquele astro gelado, foi um feito gigantesco da humanidade, esse "bípede sem plumas", menosprezado pelo filósofo Diógenes há muito tempo atrás. Feliz Ano Novo e grato pelo agradável comentário e visita.

Abraço Extremófilo
#1 GeraldoJCostaJr 24-12-2014 11:01
Interessante reflexão, meu caro. O Homo Cometa, creio, virá do céu. As profundas transformações na sociedade humana, foram feitas por aqueles que vieram de bem longe. Na cauda de um cometa, quem sabe... Feliz Natal, forte abraço.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br