person_outline



search

Fim da temporada da FPF em 2024 e campeões

Os torneios organizados pela Federação Paulista de Futebol na categoria profissional masculina terminaram em 2024. Sabemos os campeões e vices dos 6 campeonatos, quem subiu e desceu de divisão.
O ano foi marcado pelo Clube Atlético Votuporanguense em nível estadual. Campeão da A3 e vice da Copa Paulista, a pantera veio forte e pretende adentrar 2025 pensando em objetivos mais aguçados.
Outra marca deste ano foram os acessos de equipes tradicionais em diversas divisões. A ausência de clubes bem conhecidos do interior paulista nas divisões mais bem destacadas estava chamando a atenção de forma negativa.
Pelo lado negativo, a queda do América para a última divisão estadual chamada B em 2025. É uma perda para o futebol paulista, tendo uma farta história no Paulistão, é difícil imaginar tal crise. Por outro lado, o Paulista de Jundiaí saiu de lá e sobe para a A4.
Fazendo um resumo dos campeões e vices:
A1
Palmeiras (campeão)
Santos (vice)
A2
Velo Clube (campeão)
Noroeste (vice)
A3
Votuporanguense (campeão)
Grêmio Prudente (vice)
A4
Rio Branco (campeão)
Francana (vice)
Série B
Paulista (campeão)
Colorado Caieiras (vice)
Copa Paulista
Monte Azul (campeão)
Votuporanguense (vice)
Clubes com destaques negativos em 2024:
Comercial de Ribeirão Preto
Marília
XV de Jaú
América
São Caetano
Independente
Times do Alto Tietê
Tratando das equipes do Alto Tietê e Guarulhos, cabe a Federação observar o desnível técnico sendo bem nítido o problema levando goleadas históricas diante de outros adversários nas fases seguintes. Não sei como a Federação lidará com isto em 2025.
Teremos bons confrontos nas séries A2 e A3 em 2025. Quem gosta de equipes tradicionais em confrontos diretos pode pegar a pipoca e seu guaraná, acompanhar pelo canal Futebol Paulista no YouTube ou televisão aberta que transmitam os jogos.
Espera-se uma Copa Paulista mais recheada em 2025 pois houve o acréscimo de mais uma divisão, a A4, dando maior poder para que a Federação convide mais clubes, coisa que não acontecia devido ao inchaço da série B do Paulista.
As quedas de Ituano e Santo André para a A2 deve colocar mais pressão neste torneio em 2025 com muitos clubes tradicionais em campo. Já a A3 amplia o grau de clubes bem tradicionais como Rio Branco e Francana que terão bons jogos e até clássicos regionais. Fique de olho.
Conforme escrevi em outro texto, as fórmulas precisavam ser mais diretas nas divisões A2, A3 e A4 subindo após turno único os 4 primeiros e descendo outros 4. Daria mais dinâmica e cada jogo seria uma final. O Paulistão A1 e a série B poderiam ter fórmulas mais simples com ida e volta mais cedo.
O produto em si foi bem trabalhado. Os contras ficam pelos preços dos ingressos que são caros e deslocamentos sem falar do elevado preço das camisas de clubes que pouco ajudam. Questões para pensar.
Por fim, vemos um tímido retorno da torcida aos estádios do interior, é preciso maior segurança para que a família realmente vá aos jogos e sinta-se em casa. Acho que demorará para acontecer isto e uma solução precisa ser pensada com urgência. Muitos setores vazios nos estádios!
É isto. Abraços e bom trabalho.
Pin It
Atualizado em: Seg 14 Out 2024

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br