person_outline



search

Salvem o futebol! Pelo fim do empate!

O futebol é um esporte dinâmico visando premiar quem busca a vitória e quem faz gols. Neste sentido, eu proponho o fim do ganho de ponto por empate, dar o titulo para quem obteve mais vitórias e empatando neste critério leva quem fez mais gols. Persistindo, premia-se a melhor defesa entre os dois. Insistindo, jogo extra único e em caso de empate, decisão nas penalidades.
Eu valorizo a vitória e bons ataques capazes de fazer gols. O critério de "pontos corridos" deveria ser substituído por vitórias obtidas. Isto obriga ataques bons e com ótimas finalizações. O futebol passa para novo patamar onde haverão melhorias em todos os setores do campo inclusive a defesa, afinal, defesa ruim significa perdas de pontos ficando estacionado na tabela.
Usando minha justificativa que o empate é mal para o futebol basta pegarmos o Campeonato Brasileiro de 2023. Procure a tabela deste torneio e vejamos os números. A equipe que teve mais vitórias não foi campeã. O critério é o número de pontos, portanto, o Palmeiras foi campeão no lugar do Grêmio. Isto significa que o empate é super valorizado coisa que eu abomino.
Usando meu critério, o Flamengo seria 3º e o Atlético Mineiro o 4º. Fez mais gols! O Atlhetico Paranaense cairia para 10º, o Bahia subiria para 13º, o Vasco para 14º, o Corinthians seria o 15º, o Santos o 16º e o Cruzeiro seria rebaixado tendo pior ataque que o Santos! O empate interfere na competição! Premia-se, portanto, a falta de iniciativa. Veja que o Cruzeiro teve 4 empates a mais que o Santos.
O empate é tão ruim que nas fases eliminatórias, o placar agregado, é punido com disputa de penalidades máximas. Obviamente, esta fórmula proposta acima, serviria para o Brasileiro e fases de grupos em torneios. A verdade que o futebol ficou sem lógica com o empate, afinal, busca-se a vitória e maior números de gols. Empatou, não pontua. Abro exceções contando os gols feitos, sofridos e artilharia.
Tudo isto obrigaria sistemas mais ofensivos sem tirar os olhos nas defesas pois o terceiro critério de desempate seria a defesa menos vazada. A pior coisa é assistir um 0x0 ou qualquer empate e as equipes devem ser punidas! Frustrante, o empate serve como proposta de jogo para quem curte o antijogo. O futebol é bola na rede e vitória.
Inovadora a ideia? Não sei. Se a FIFA concede dois pontos de diferença em relação ao empate, indica que este nem deveria valer pontos. Ela deseja vitória e propõe ofensividade ao jogo. É insano valorizarmos os empates como critério fugindo ao ponto central do futebol já bem explicado.
Uma coisa é certa: isto obrigaria melhores treinos e dedicação maior dos jogadores. Técnicos precisariam buscar esquemas mais audazes e verticalizados, resgatando jogo mais dinâmico com dribles e valorização do tempo jogado efetivamente. Uma das coisas que mais odeio é o cara pegar a bola para cobrar lateral e jogar para outro fazer isto. É a síndrome do empate já enraizada ou da tradicional cera.
Resumindo tudo: vence que tem mais vitórias, maior número de gols feitos e melhor defesa nesta ordem. Não conta ponto por empate na tabela, fim do número de pontos, fim do saldo de gols! Por fim, esta nova ideia evita empates favorecedores. Basta imaginar que duas equipes jogam pelo empate para não caírem na última rodada e o time que mais venceu cairá com este resultado. Injusto, não?
Fim ao empate! O futebol atual é chato! Bom trabalho. Abraços.
Pin It
Atualizado em: Sex 27 Set 2024

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br