- Artigos / Textos
- Postado em
đŽ Salvem o que for mais conveniente
Dos mesmos criadores de âSalve AmazĂŽniaâ, espertamente, chegou a campanha que veio para posarem de quem quer liberar o ativista Paul Watson. Quem sabe, os âartistasâ sem pĂșblico podem enganar tambĂ©m quem pensa que eles querem salvar algumas baleias da GroenlĂąndia.
Lançando mĂŁo de uma tĂĄtica pouco efetiva, a âbeautiful peopleâ insiste em comover coraçÔes e bolsos apavorados com o bombardeio dos ecoterroristas. E, lĂłgico, sempre Ă© bom sinalizar um bocadinho de virtude. Como, disfarçado de preocupação ambiental, o intuito Ă© polĂtico e financeiro, claro, visando ao lucro, os âartistasâ encontraram milhĂ”es de motivos e o troco de pedĂĄgio ideolĂłgico.
Mesmo exaustos e aporrinhados por tanta cobrança, eles nĂŁo se eximiram da responsabilidade de voltar Ă s redes sociais depois de um sono profundo. Fingindo indignação com o Pantanal e a AmazĂŽnia que ardem em chamas, mudaram sua retĂłrica disfarçada de preocupação ambiental para as longĂnquas ĂĄguas da GroenlĂąndia.
No entanto, o videozinho ridĂculo estĂĄ disponĂvel para os brasileiros. Mas mesmo fingindo que desejam preservar o cetĂĄceo do mar gelado, querem dar veracidade Ă narrativa de que o Jair Bolsonaro molestou uma baleia.
Pronto, agora que o incĂȘndio consome nossas florestas, as atençÔes se voltam para um lugar tĂŁo remoto que sĂł a âNational Geographicâ consegue chegar.
Esse mĂ©todo, que Ă© o oxĂmoro chamado de âcovardia cara-de-pauâ, foi executado com precisĂŁo cirĂșrgica pela ex-criança Greta Thunberg. Quando agia por aqui, a menina Greta atravessava mares, oceanos e continentes para reclamar das mazelas que ameaçam a Terra, longe da escandinava e nĂłrdica SuĂ©cia. Como jĂĄ disse Greta: âHow dare you!?â (Como ousam!?).
Esses tipos de campanha procuram encher o cidadão de culpa para que eleja alguém preguiçoso e incompetente, mas disposto a irrigar cofres supostamente culturais.
Atualizado em: Sex 6 Set 2024