person_outline



search

Preservem o legado!

A vida nada mais é que o legado deixado. O corpo vai e o legado fica. O problema é quem administra este legado e a manutenção da Memória. Neste sentido uma pessoa pode ser esquecida para sempre ou seu legado ser deixado à apreciação de quem possa dela aprender algo bom e útil. Tudo dependerá da forma que será conduzido e quem dele tirar proveito poderá muito evoluir entendendo as lições aprendidas dando um passo para frente.
Quando analiso a questão do legado eu vejo duplamente: o intelectual e o material. O primeiro é a energia que dará o sustentáculo para o evoluir. Pega-se o legado, estuda-se, refina-se corrigindo erros e equívocos. No segundo, há toda uma espécie material ao qual a História chamará de vestígios incluindo bens de toda espécie, livros, escritos impressos ou digitais, áudios e vídeos, precisando de cuidado e preservando a autenticidade.
Há quem seja pobre espiritualmente descartando quase tudo. As primeiras coisas que saem da casa são livros e objetos pessoais, muitas vezes descartados alegando que trazem lembranças. Pois bem. São as lembranças que dão a base para a preservação memorial. Seja boa ou ruim, ela precisará ficar como modelo para que se repita sendo lição aprendida quando não. Empobrece a Micro-História quando tais vestígios desaparecem.
Por fim, o legado é o entendimento necessário para a evolução. Nele está contido toda a ancestralidade em suas áreas diversas, o peso do saber e como foi adquirido, método e metodologias, representa o renascer da pessoa e a manutenção da Memória em si. Não é algo que se dispense e sim seja condição para ampliarmos o saber. Sabemos que o forte do Brasil não são as preservações da História e Memória. Passemos a cultivá-las.
Pin It
Atualizado em: Sex 16 Ago 2024

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br