- Artigos / Textos
- Postado em
Maduro reeleito na Venezuela em 2024
A eleição presidencial em 2024 na Venezuela é suspeitíssima. Maduro ganhou um 3º mandato até 2031. O Chavismo completará 33 anos nesta data. A tal Revolução não deu o resultado esperado e parte da população refugiou-se em outros países e quem ficou está vivendo em situação limitada financeiramente.
Maduro é visto como um ditador e tem pouco apelo internacional. Rússia, China e Cuba apoiam a ditadura implantada que levou grande parte da população para uma miséria visível. Quem está fora da Venezuela também enfrenta dificuldades e as chances de ações de fora para dentro são remotas.
Esta ideia de "Revolução" parece ser uma artimanha para ganhar apelo de gente desesperada. Um exemplo é a Revolução Cubana que dura desde 1959 completando neste 2024 seus 65 anos. Revolução demorada, não? A população percebeu que Maduro usa o Chavismo para monarquizar a República e manter-se no poder.
Internacionalmente, o primeiro problema mais visível é a questão da Guiana. O Brasil teve seu processo eleitoral questionado pelo ditador venezuelano causando muito mal-estar e constrangimento. O governo da Argentina não quer papo com o ditador ampliando a crise continental. Milei e Maduro se odeiam.
A influência russa e chinesa na América do Sul via ditadura de Maduro é bem destacada. Apoiado por estas duas nações que correram para ratificar o novo mandato de 6 anos do ditador venezuelano, elas tentam ganhar na Venezuela um quintal caso algum conflito de maior proporção ocorra.
O Brasil precisa ficar de olho a partir de agora evitando um conflito Venezuela/Guiana acendendo o pavil para uma guerra que poderá perder o controle pela faixa de petróleo de Essequibo. Lula precisará repensar sua relação com Maduro e colocá-lo na geladeira de vez.
O processo eleitoral da Venezuela é cheio de vícios já conhecidos em fraudes eleitorais tão enumeradas pelas matérias em diversos sites mais sérios. Acredito que uma auditoria precisará ser aplicada. No momento, Maduro é Presidente em exercício e reeleito. A população venezuelana que aguente. Aguentará? Veremos.
Atualizado em: Qua 31 Jul 2024