- Artigos / Textos
- Postado em
Desistência de Joe Biden ao 2º mandato
Joe Biden desistiu de tentar um segundo mandato e acabou dando apoio para sua vice Kamala Harris. Quem decidirá se Kamala será ou não a candidata é a escolha interna do Partido Democrata. Nome forte para esta disputa é Michelle Obama, esposa de Barack Obama que já foi Presidente dos EUA. Pesquisa aponta que Michelle tem condições favoráveis para vencer Donald Trump.
Os EUA passam por um momento delicado tendo suas candidaturas principais numa idade bem elevada. Se Biden fosse o vencedor da eleição em Novembro de 2024, terminaria o próximo mandato aos 86 anos. Já Donald Trump poderá terminar com 82 anos. Os republicanos colocaram um vice com 39 anos já tentando dar uma oxigenada para futuras eleições pois um Presidente somente poderá assumir 2 mandatos ficando inelegível para um 3º em qualquer hipótese.
A desistência de Joe Biden para um 2º mandato começou a ser desenhada bem antes do 1º debate que foi um desastre ao Presidente em exercício. A questão da idade em 2028 já ficava evidente e na pior das hipóteses ele poderia nem terminar o mandato. Após o 1º debate e a troca do nome do Presidente ucraniano pelo russo ficou claro que Biden já deu. Os republicanos agora querem a renúncia de Joe Biden que é democrata.
O Partido Democrata precisará apontar um nome rapidamente não deixando lacuna para possíveis ataques adversários que explorarão não só a desistência de Biden assim como uma possível demora na escolha democrata. Há grandes chances da pessoa escolhida ser uma mulher. Biden perdeu capital político após um debate ao qual ele nem lembrava certas coisas e teve problemas em receber arrecadação na campanha após esta péssima apresentação.
Na prática, os EUA precisam de oxigenação política e novas mentalidades com projetos melhores e mais amplos para a sua população e Economia. A questão bélica estará no centro das questões para os próximos debates e como o futuro Presidente lidará com uma possível 3ª Guerra Mundial caso as coisas ganhem maiores proporções. Não há como fugir da questão e estar preparado(a) para boa resposta poderá decidir o pleito americano.
Donald Trump começou suas alfinetadas logo após a desistência de Biden. No fundo, a população americana enxergou um Biden sem condições e muitos votos migraram para Trump. Dependendo da escolha democrata o jogo poderá reverter e já é certo que será um nome capaz de criar problemas para Trump. A opção precisará ser escolhida a dedo dando a resposta ao falastrão republicano. Biden carregará seu mandato mesmo com lapsos de memória? Veremos.
Atualizado em: Seg 22 Jul 2024