person_outline



search

Dicas para usuário(a) do Sparky Linux

Eu estou usando o Sparky Linux em produção na versão 7.4. Passarei algumas dicas para usuários(as) que já tenham o sistema instalado na sua máquina seja 32 ou 64 bits. Ele tem ambientes gráficos com Openbox (no site chamado de MinimalGui), LXQt, MATE, Xfce e KDE. O Sparky Linux e ótimo para quem possua computador muito antigo ou novo com limitações de hardware ou memória RAM como no meu caso. Eu recomendo fortemente ver vídeos no YouTube antes de instalar Linux na máquina e o Sparky é destinado para quem está iniciando neste mundo Linux e não queira dores de cabeça. Eu uso a versão Debian Stable do Sparky Linux. Vamos para as dicas após a instalação.
1º passo: subir o Firewall.
Na loja de aplicativos do Sparky Linux chamada APTus App Center, digite sua senha de login, procure por segurança e UFW. Instale o aplicativo caso ele não venha já instalado no sistema. Se ele vier, vá em Configurações do Firewall, ative puxando o botão para o lado direito deixando o escudinho colorido. Isto dará uma segurança básica ao sistema operacional.
Se ele não vier instalado, faça o procedimento pela loja. Caso tenha dúvidas se o sistema está funcionando, eu recomendo abrir o Terminal, digitar o comando:
sudo su
Dê enter, digite a sua senha de login (você digita mas ela não aparecerá por segurança), dê enter e você virará usuário root. Digite o comando:
sudo ufw enable
Ele dirá que o sistema está habilitado no sistema.
2º passo: atualizar todo o sistema.
Na loja de aplicativos APTus App Center há a opção APTUS. Clique nela e escolha a opção Atualização Completa do Sistema. Ele abrirá o Terminal embaixo da loja de aplicativo, só arraste, ele pedirá a senha e fará a atualização completa. Eu prefiro fazer tudo através do Terminal e faço da seguinte forma:
Abro o Terminal
Digito o comando sudo su
Digito a senha de login que não aparece e dou enter.
Digito os comandos:
apt update && apt upgrade
O caractere & é obtido com Shift + a tecla 7. Veja que são dois &.
Ele puxará tudo que precisa ser atualizado, perguntará se deseja atualizar, coloque um s e dê enter. Ele fará toda atualização. Veja que ele atualizará o kernel também. Terminada a atualização, digite:
reboot
Dê enter e ele reiniciará o sistema trazendo tudo atualizado.
3º passo: verificar se não ficaram aplicativos ou restos de programas obsoletos.
Abra o Terminal
Digite o comando:
sudo su
Insira a senha de login que não poderá ser vista na tela
Dê enter
Você virará usuário root com o símbolo de #
Digite o comando:
apt autoremove && sudo apt clean
Dê enter
Isto limpa restos de pastas vazias e arquivos que não serão mais utilizados.
Digite exit e depois novamente exit e saia do Terminal.
4º passo: corretor ortográfico do Libre Office e Firefox em Português por padrão.
Entre no aplicativo Synaptic e clique em Pesquisar
Digite:
libreoffice pt-br
Surgirá uma série de coisas que precisam ser marcadas. Clique nelas duplamente e mande Aplicar. Ele instalará o corretor otográfico. Repita e clique em Pesquisar, apague o texto escrito na caixa e digite:
firefox pt-br
Marque a atualização com clique duplo e clique em Aplicar. Instalará definitivamente o menu do navegador Firefox em Língua Portuguesa do Brasil. Este procedimento evita que toda vez que o navegador é atualizado, ele fique em Inglês.
Reinicie o computador para ter certeza que tudo foi configurado.
5º passo: teclado em língua inglesa apesar da instalação ser em Português do Brasil.
Se o sistema não reconhecer o teclado, pode ser problema com a tecla Num Lock. Isto ocorre muito em notebook. Só desabilite com:
Fn + Num Lock
Caso seja PC com teclado como acessório, desabilite o teclado Num Lock do seu teclado, aquela luz acesa para digitar só números ao lado direito dele.
6º passo: configurar o editor de texto Mousepad.
Eu uso muito o Mousepad e salvo tudo em extensão txt. Abra o Mousepad, vá no menu Editar, Preferências, Visualizar, marque quebrar linhas longas. Isto evita o texto ficar numa só linha. Mude também o fundo nesta mesma janela em Esquema de Cores.
7º passo: Gerenciador de Energia na Barra de Tarefas.
Procure o aplicativo Gerenciador de Energia e abra. Há uma opção para que você acione o botão colocando um ícone na barra de tarefas. Faça e configure colocando em Modo de Apresentação para a tela não ficar querendo bloquear e reduza o brilho.
8º passo: Firefox no modo escuro.
Há pessoas que não suportam temas claros especialmente usando a Internet. Vá no ícone que contém 3 traços no canto superior direito da tela, clique e procure configurações. No lado esquerdo aparecerá um item chamado Geral, clique nele e percorra até Idioma e Aparência. Opte por escuro.
9º passo: Traduzir página em outras línguas na Internet.
Novamente clique no botão com 3 traços no Firefox e procure por Extensões e Temas. Clique em Extensões e digite TWP. Opte pela primeira opção e instale este aplicativo para o Firefox. Toda vez que aparecer uma página em outra língua aparecerá um ícone na barra de inserção de texto do navegador ou através do clique com o botão direito do mouse você poderá abri-lo e solicitar a tradução. É bem útil esta extensão para quem não domina Inglês ou outras línguas.
10º passo: Desabilitar o microfone que vem ligado por padrão.
Procure no menu Multimídia o Controle de volume Pulse Audio, abra o aplicativo, procure por Dispositivo de Entrada e arraste para a estrema esquerda o botão, zerando a captação de áudio automática no ambiente. Lembre quando for fazer live, habilitá-lo arrastando ao volume adequado.
11º passo: Mudando o papel de parede no Openbox do Sparky Linux.
Para inserir uma foto de fundo de tela no Área de Trabalho, abra o Nitrogen, clique em Preferences, há uma tecla chamada ADD, clique e indique o caminho da imagem que deseja colocar. Clique em Apply para colocá-la como fundo de tela. Caso precise ajustá-la veja os botões Scaled e Full Scren.
12º passo: Mudar o tema do Openbox do Sparky Linux.
Procure o Gerenciador de Configurações do Openbox em Configurações e abra. Há vários temas disponíveis. Escolha um e clique em aplicar.
13º passo: bloquear tela do sistema no Openbox do Sparky Linux.
Vai ao banheiro ou tomar café? Bloqueie a tela da seguinte forma:
Vá para a Área de Trabalho e clique com o botão direito do mouse fazendo surgir o menu suspenso.
Procure pela tecla Lock e clique nela.
Se a tela ficar preta quando voltar, mexa o mouse e insira sua senha de login.
Estas são 13 dicas bem básicas para quem é iniciante em Linux e especialmente no Sparky Linux. Algumas dicas podem ser aplicadas em outras distros com base Debian e Ubuntu. Acredito ter coberto as principais dúvidas. Ressalto que o Sparky Linux possui ambientes diversos e recomendo fortemente usar a opção Debian Stable. A única opção para 32 bits é a MinimalGui que vem com Openbox. Ela é bem feita e fácil para instalar, não quebra na instalação (já ocorreu este problema com o Peppermint), dei atenção ao Openbox pois eu espelho este ambiente nas duas máquinas aqui em casa em 32 e 64 bits. Trabalho bem e todos os textos deste site foram escritos pelo Linux, seja Sparky ou outra distro que eu usava no momento. Espero que eu tenha ajudado você. Este é meu intuito. Obrigado.
Pin It
Atualizado em: Seg 15 Jul 2024

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br