- Artigos / Textos
- Postado em
Torneio de Candidatos(as) ao Xadrez 2024 - Final
Terminou neste Domingo, 21/04/2024, os Torneios de Candidatos e Candidatas que apontaram o(a) desafiante ao título mundial de Xadrez. No masculino o indiano Gukesh D venceu e no feminino a jogadora chinesa Zhongyi Tan. Enfrentarão respectivamente Ding Liren (China) e Jun Wenjun (China).
O indiano fez 9 pontos em 14 possíveis assim como a chinesa. O torneio foi disputado no Canadá. Gukesh D torna-se o mais novo vencedor do Torneio de Candidatos da história. O mundial de Xadrez masculino será disputado em 14 partidas pensadas e quem liderar o placar fica com o título. Havendo empates haverão tie-break. O mesmo regulamento poderá valer para o feminino. O local e datas ainda não foram definidos em nenhuma modalidade.
Fica claro o domínio da China nos últimos anos com crescimento da Índia. Na modalidade feminina, a China deve reinar até 2026 pois desafiante e a atual campeã são chinesas. Já o chinês Ding Liren poderá ter sua coroa ameaçada contra Gukesh, escola indiana que cresceu nos últimos anos levando três bons jogadores ao Torneio de Candidatos.
Fica claro que o Xadrez mudou de continente saindo da Europa e indo para a Ásia nos últimos anos. A força russa entrou em queda e a Europa parou na produção de grandes jogadores e jogadoras capazes de destronarem os(as) campeões(ãs). O último europeu campeão do mundo foi Magnus Carlsen que recusou jogar o Candidatos (havia abandonado o título mundial). No feminino a última campeã europeia foi Mariya Muzychuk entre 2015/2016. Após isto só a China dominou a modalidade.
Só para curiosidade o Brasil não tem obtido vagas ao Torneio de Candidatas tamanha a distância em nível entre os principais jogadores do mundo nas duas modalidades. Podemos dizer que estamos anos-luz de distância. O Brasil teve em 1979 o 3º melhor jogador do mundo, Mequinho. Hoje não conseguimos nem colocar jogadores(as) entre as 100 primeiras posições do rating da FIDE.
É preciso lembrar que o Mundial nas duas categorias são realizados a cada dois anos e nem sempre foi assim. Há algumas décadas, o título ficava por 4 anos em posse do campeão ou campeã e no passado mais distante, o título muitas vezes nem era colocado em jogo especialmente no masculino dependendo da vontade de campeão em colocá-lo em disputa ou por um boa grana para que o evento ocorresse. Os mundiais devem ocorrer no início de 2025.
Parabéns ao campeão e à campeã dos dois torneios. Boa sorte nos mundiais.
Atualizado em: Seg 22 Abr 2024