person_outline



search

Começou o Campeonato Paulista de Futebol 2024

O Campeonato Paulista de Futebol Masculino Profissional de 2024 deu sua largada em 17 de Janeiro com a série A2. Neste ano serão 5 divisões. As quatro primeiras são designadas A1, A2, A3, A4 e a última é a famosa B onde jogam as categorias sub-23 profissionais.
As séries A2, A3 e A4 terão as mesmas fórmulas. Jogam em turno único passando os 8 primeiros para a fase ida e volta até a final e os 2 últimos serão rebaixados. O Paulista A1 segue a mesma fórmula da temporada passada e a B ainda é uma incógnita. Certamente a 1ª fase será regionalizada e as demais não é sabida. Nota-se que foi eliminada a 2ª fase de grupos da A3 partindo direto para o ida e volta.
Não está claro como isto afetará a Copa Paulista com início em Julho. Até 2023, havia possibilidade de 46 equipes jogarem o torneio e neste ano deve subir para 62. Só não participam os times da B pois estão focados nesta divisão e nem os 2 rebaixados da A4. Esta parece ser a lógica deste ano. A maioria opta por não participar pois as equipes principais estão nos Brasileiros, então, o torneio ficará com vagas sobrando como todo ano.
Todas as competições começam em Janeiro exceto a B. Basta dar uma olhada no site Futebol Paulista que é o oficial da Federação Paulista de Futebol, ver Competições e abrir o menu para saber as datas da 1ª rodada. Haverá transmissão da A2 na TV Cultura e os jogos podem ser vistos também no YouTube pelos canais Futebol Paulista e Paulistão. É um ano que promete bastante e muitas equipes possuem propósitos diversos.
O Campeonato Paulista reúne neste momento 64 equipes entre a A1 e A4 e mais as disponíveis para jogar a B que no momento não saberemos quantas serão. O campeonato estadual é muito competitivo e um dos maiores do mundo. Na série B teremos pelo menos 16 equipes totalizando no mínimo 80 equipes atuando nas 5 divisões em 2024. Este número poderá subir dependendo de retornos nas atividades e convites da FPF para a série B.
Olhando globalmente, a equipe que deve estar sobre maior pressão antes do início do torneio seja o Santos após a desastrosa campanha no Brasileiro em 2023 ao qual foi rebaixado. O estadual deve servir como uma "imagem prévia" daquilo que a equipe apresentará no Série B do Brasileiro. Chegar forte e competitivo é quase uma obrigação. Qualquer resultado que não seja pelo menos uma semifinal no Paulista é visto como crise.
Há outras equipes para ficarmos de olho como Ponte Preta e Ituano que fizeram um Brasileiro abaixo do esperado precisando mostrar mais neste Paulista, o Mirassol e Novorizontino se estão com times para a mesma série Nacional e o Guarani que é uma incógnita. Nas demais divisões o São Caetano e o Audax chegam bem pressionados para retornarem as suas divisões assim como a Ferroviária. Vale acompanhar o XV de Jaú, XV de Piracicaba, Taquaritinga, VOCEM. Não estou sabendo se Mogi Mirim e Paulista jogarão a série B do Paulista e se jogarem serão muito pressionados. Gratas surpresas no ano passado também precisarão mostrar bons jogos e resultados como São José, Portuguesa Santista, Capivariano, União São João e o Catanduva.
O ano também é muito importante para o Juventus da Mooca, tradicional equipe da capital que fará 100 anos em 20 de Abril. O time já começou mal e não mostrou resultado esperado perdendo de 1x0 para o São Bento no Estádio Conde Rodolfo Crespi ou popular Rua Javari. Nota-se que A2, A3 e A4 são torneios bem rápidos tendo 21 jogos até a 2ª partida da final não dando muita margem para erros.
Por fim, não posso esquecer do Torneio do Interior que será jogado entre equipes não classificadas para a fase seguinte da A1, equipes do interior e que não tenham sido rebaixadas. Não sei se dará vaga para a série D nacional ou Copa do Brasil.
É isto e espero que tenham gostado.
Pin It
Atualizado em: Seg 22 Jan 2024

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br