- Artigos / Textos
- Postado em
Como profissionais medianos podem tentar chegar ao sucesso!
Ah! Como é fácil ser um profissional feliz e realizado...
O atual cenário brasileiro necessita de uma rápida reviravolta para continuar competitivo frente aos demais países do mundo. Para se ter uma ideia em 2012 o Brasil estava em 48º lugar no ranking de competividade global do Fórum Econômico Mundial. O último resultado geral divulgado em 2019 mostra o Brasil em 71º lugar.
Em uma visão geral todos ás áreas e segmentos contribuem para este resultado. Mas vamos pegar como exemplo a área de gestão de produção que reflete bem o problema estrutural de muitos profissionais em suas diversas áreas de atuação.
O profissional de produção desempenha um papel fundamental na gestão dos processos de produção em uma empresa. Ele é responsável por garantir que as atividades ocorram de forma eficiente, dentro dos prazos estabelecidos e de acordo com os padrões de qualidade definidos. Ele deve estar atento às novas tecnologias e tendências do mercado. Ele precisa acompanhar os avanços da sua área de atuação, identificar oportunidades de melhoria e implementar inovações que possam aumentar a eficiência e a produtividade da empresa. A sua atuação é essencial para o sucesso e crescimento sustentável de uma empresa.
Para se desempenhar um papel profissional como esse é necessário muito mais do que experiência e expertise. É necessário estar em constante evolução saindo da mediocridade (do latim mediocris, médio) pois senão irá ficar para trás.
Falando em nisso, o filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella define mediocridade como você chegar da escola com o boletim escrito: 6,0 em português, 5,5 em matemática, 4,0 em história… e dizer: ‘deu pra passar’. Medíocre! Isso é mediocridade. Porque uma pessoa medíocre é aquela que podendo fazer o seu melhor se contenta em fazer só possível.
Mediocridade é falta de capricho. Capricho é você fazer o teu melhor na condição que você tem.
A mediocridade é um fenômeno social que se manifesta quando as pessoas se contentam com o mínimo e não buscam se desenvolver e evoluir constantemente.
A mediocridade nos impede de alcançar nosso potencial máximo e de contribuir para a sociedade de forma significativa.
A mediocridade é o oposto da excelência, e pode ser encontrada em diversos aspectos da vida, desde a educação até o mundo empresarial.
A mediocridade é um problema que pode ser solucionado por meio da educação que tem o poder de transformar as pessoas e de incentivar a busca pela excelência.
A educação deve estar centrada na formação de indivíduos críticos e reflexivos, capazes de pensar por si mesmos e de contribuir para a sociedade de forma significativa.
Vale enfatizar a importância da ética na luta contra a mediocridade. A ética é fundamental para a formação de indivíduos comprometidos com valores e princípios sendo capazes de agir de forma íntegra e responsável em todas as áreas da vida.
As reflexões sobre esse assunto têm sido amplamente difundidas no Brasil onde a redução da mediocridade e a busca pela excelência têm inspirado muitas pessoas a repensarem suas atitudes e a buscarem uma vida mais significativa e plena.
A busca pela excelência e a ética são fundamentais para a realização plena do ser humano e para a construção de uma sociedade mais justa e humana sendo um fator necessário para recuperar as posições perdidas pelo Brasil no ranking de competividade global do Fórum Econômico Mundial. Há quem diga que não existe dias cinzas para quem sonha colorido eu, porém digo que não dias concretos para aqueles que apenas sonham colorido.
E então: - Como profissionais medíocres podem tentar atingir a excelência profissional?
– Deixando de ser medíocres!
Atualizado em: Seg 11 Set 2023