- Artigos / Textos
- Postado em
Futebol paulista do interior no YouTube
Quem gosta do futebol do interior paulista está um pouco mais feliz. A Federação Paulista de Futebol (FPF) disponibilizou um segundo canal no YouTube para quem deseja acompanhar as séries A2 e A3 do futebol paulista. Esta iniciativa dá maior visibilidade aos clubes, permite um maior contato com a torcida que mora distante e nem sempre reside na sede do clube e ainda abre um novo mercado de consumidores(as). A FPF acertou a mão e outras Federações fizeram algo similar permitindo jogos ao vivo e com imagens pela plataforma do YouTube como no caso do Campeonato Gaúcho só para citar outro exemplo.
São diversos jogos ao mesmo tempo. Abrindo diversas abas no YouTube, por exemplo, pode-se acompanhar 3 ou 4 jogos ou aqueles que estejam no mesmo horário. Todos os jogos são transmitidos ao vivo e gratuitamente nas duas divisões. Aos Sábados, 11 da manhã, a TV Cultura transmite um jogo na televisão da série A2. A exceção fica para a última rodada da 1ª fase que será Domingo 15 horas na 15ª rodada. Esta é uma alternativa para quem deseja ver pela televisão e somente a série A2. Esta nova mentalidade trará o(a) torcedor(a) de volta sendo um estímulo para sua volta aos estádios.
O futebol paulista do interior é um filé que precisa ser explorado e a FPF está entendendo isto. Os ingressos caros, custos com deslocamentos e alimentação, horários de jogos ruins e falta de segurança, inviabilizam a ida aos estádios. A ideia é manter contato com este(a) torcedor(a) que gosta da equipe e não fica sem acompanhá-la. Neste sentido, a FPF investe a médio prazo, tentando cativar à volta aos estádios e espera que os clubes ganhem de outra forma imediata como compra de materiais oficiais, acesso aos noticiários e toda uma gama indireta de rendimentos.
Este modelo também força novos contratos entre emissoras de rádios com a FPF. Elas precisarão adaptar-se para não perderem patrocínios e ouvintes tendo que rever suas formas de transmissão. Não será algo fácil. A imagem é importante e esta readequação já será dada como certa. Quando a FPF fechar contrato com a CBF para transmitir outras divisões em nível nacional, nestas mesmas condições, até a televisão precisará rever seu engessado modelo de transmissão dos torneios de futebol. Abre-se à modernização, não fazendo quem torce, engolir um só jogo goela abaixo.
A preocupação da FPF e outras Federações é resgatar quem torce no interior com urgência. A baixa quantidade de público nos estádios e o desinteresse pelo produto futebol está ficando evidente. Toda mágica da FPF é trazer o vovô, a vovó, a netinha, o netinho, a mamãe e o papai aos jogos. Ambiente família tendo o espaço ao público comum e às organizadas de forma separadas. A violência em estádios ao longo de décadas, fórmulas ruins de disputas, ingressos caros, mobilidade difícil, horários, precisarão de ajustes. Tudo isto contribuiu e contribui para o distanciamento do(a) torcedor(a) com o clube, especialmente, mulheres que são assediadas.
A iniciativa da FPF é louvável mesmo que seja liberar o campeonato gratuitamente pela Internet no YouTube. O site oficial com jogos da A1 é chamado "Paulistão" e da A2 e A3 chama-se "Futebol Paulista". É um recomeço justo. No meu caso, gosto muito das equipes do Juventus, Comercial e Bandeirante. Nunca havia visto um jogo do Bandeirante de Birigui ao vivo e tive a oportunidade. Agora, não perco um jogo e se há jogos das minhas equipes no mesmo horário eu abro quantas páginas quiser e acompanho ao mesmo tempo! Vejo um com som e os outros sem.
Quem tem a ganhar com isto são os clubes. Há visibilidade em tempo real, possibilidade de novos patrocínios, ganhos com esta inovação da FPF que não deixa os clubes ficarem invisíveis somente através de placares de sites com resultados ao vivo. Estes também terão que repensar os seus trabalhos. A dinâmica mudou e torcedor(a) é cliente. O próprio YouTube ganha com tudo isto porque seu produto é valorizado e a plataforma passa a ter bem mais visualizações ao vivo. Agora, é preciso pensar este modelo para a série B do Paulista com mais de 40 equipes. A Rede Vida tem exclusividade aos Domingos pela manhã. Abrirá a FPF a chance de vermos outros jogos?
A CBF vê a chance de rentabilizar caso adote este modelo. Muitas vezes o jogo na televisão é um tédio e outra opção no YouTube com imagens e ao vivo é uma excelente opção. O mercado dita as regras. Quem sabe este ano não possamos acompanhar as séries A, B, C e D gratuitamente do Brasileiro com imagens e ao vivo? Seria algo maravilhoso, gerariam mais empregos, teríamos muito mais flexibilidade e enriquecíamos nossos repertórios com jogos de equipes que nunca vimos na vida. Fica a dica para a CBF.
Terminando este texto, eu acompanhei um jogo do Campeonato Gaúcho estes dias entre Caxias e Aimoré. Gosto das duas equipes por lá. Vi uma enfrentando a outra. Pois é! Jamais veria um jogo ao vivo e com imagens do Aimoré e pela primeira vez na vida eu vi. Inscrevi no canal que transmite os jogos ao vivo do Gauchão! Vejam a diferença que faz termos um atrativo bem pensado na Internet. Logicamente, este modelo terá que ser mais bem estudado para maiores rendimentos aos clubes e todo futebol. A torcedora e o torcedor agradecem. Gratuito, ao vivo e com imagens! Habemus, futebol! Abraços!
Vander Roberto é Analista de Sistemas e Especialista em Engenharia de Software com MBE.
São diversos jogos ao mesmo tempo. Abrindo diversas abas no YouTube, por exemplo, pode-se acompanhar 3 ou 4 jogos ou aqueles que estejam no mesmo horário. Todos os jogos são transmitidos ao vivo e gratuitamente nas duas divisões. Aos Sábados, 11 da manhã, a TV Cultura transmite um jogo na televisão da série A2. A exceção fica para a última rodada da 1ª fase que será Domingo 15 horas na 15ª rodada. Esta é uma alternativa para quem deseja ver pela televisão e somente a série A2. Esta nova mentalidade trará o(a) torcedor(a) de volta sendo um estímulo para sua volta aos estádios.
O futebol paulista do interior é um filé que precisa ser explorado e a FPF está entendendo isto. Os ingressos caros, custos com deslocamentos e alimentação, horários de jogos ruins e falta de segurança, inviabilizam a ida aos estádios. A ideia é manter contato com este(a) torcedor(a) que gosta da equipe e não fica sem acompanhá-la. Neste sentido, a FPF investe a médio prazo, tentando cativar à volta aos estádios e espera que os clubes ganhem de outra forma imediata como compra de materiais oficiais, acesso aos noticiários e toda uma gama indireta de rendimentos.
Este modelo também força novos contratos entre emissoras de rádios com a FPF. Elas precisarão adaptar-se para não perderem patrocínios e ouvintes tendo que rever suas formas de transmissão. Não será algo fácil. A imagem é importante e esta readequação já será dada como certa. Quando a FPF fechar contrato com a CBF para transmitir outras divisões em nível nacional, nestas mesmas condições, até a televisão precisará rever seu engessado modelo de transmissão dos torneios de futebol. Abre-se à modernização, não fazendo quem torce, engolir um só jogo goela abaixo.
A preocupação da FPF e outras Federações é resgatar quem torce no interior com urgência. A baixa quantidade de público nos estádios e o desinteresse pelo produto futebol está ficando evidente. Toda mágica da FPF é trazer o vovô, a vovó, a netinha, o netinho, a mamãe e o papai aos jogos. Ambiente família tendo o espaço ao público comum e às organizadas de forma separadas. A violência em estádios ao longo de décadas, fórmulas ruins de disputas, ingressos caros, mobilidade difícil, horários, precisarão de ajustes. Tudo isto contribuiu e contribui para o distanciamento do(a) torcedor(a) com o clube, especialmente, mulheres que são assediadas.
A iniciativa da FPF é louvável mesmo que seja liberar o campeonato gratuitamente pela Internet no YouTube. O site oficial com jogos da A1 é chamado "Paulistão" e da A2 e A3 chama-se "Futebol Paulista". É um recomeço justo. No meu caso, gosto muito das equipes do Juventus, Comercial e Bandeirante. Nunca havia visto um jogo do Bandeirante de Birigui ao vivo e tive a oportunidade. Agora, não perco um jogo e se há jogos das minhas equipes no mesmo horário eu abro quantas páginas quiser e acompanho ao mesmo tempo! Vejo um com som e os outros sem.
Quem tem a ganhar com isto são os clubes. Há visibilidade em tempo real, possibilidade de novos patrocínios, ganhos com esta inovação da FPF que não deixa os clubes ficarem invisíveis somente através de placares de sites com resultados ao vivo. Estes também terão que repensar os seus trabalhos. A dinâmica mudou e torcedor(a) é cliente. O próprio YouTube ganha com tudo isto porque seu produto é valorizado e a plataforma passa a ter bem mais visualizações ao vivo. Agora, é preciso pensar este modelo para a série B do Paulista com mais de 40 equipes. A Rede Vida tem exclusividade aos Domingos pela manhã. Abrirá a FPF a chance de vermos outros jogos?
A CBF vê a chance de rentabilizar caso adote este modelo. Muitas vezes o jogo na televisão é um tédio e outra opção no YouTube com imagens e ao vivo é uma excelente opção. O mercado dita as regras. Quem sabe este ano não possamos acompanhar as séries A, B, C e D gratuitamente do Brasileiro com imagens e ao vivo? Seria algo maravilhoso, gerariam mais empregos, teríamos muito mais flexibilidade e enriquecíamos nossos repertórios com jogos de equipes que nunca vimos na vida. Fica a dica para a CBF.
Terminando este texto, eu acompanhei um jogo do Campeonato Gaúcho estes dias entre Caxias e Aimoré. Gosto das duas equipes por lá. Vi uma enfrentando a outra. Pois é! Jamais veria um jogo ao vivo e com imagens do Aimoré e pela primeira vez na vida eu vi. Inscrevi no canal que transmite os jogos ao vivo do Gauchão! Vejam a diferença que faz termos um atrativo bem pensado na Internet. Logicamente, este modelo terá que ser mais bem estudado para maiores rendimentos aos clubes e todo futebol. A torcedora e o torcedor agradecem. Gratuito, ao vivo e com imagens! Habemus, futebol! Abraços!
Vander Roberto é Analista de Sistemas e Especialista em Engenharia de Software com MBE.
Atualizado em: Seg 6 Fev 2023