person_outline



search

PENSAMENTOS

Pensar, refletir, idear, são condições humanas que nos fazem seres especiais. Somos animais racionais e como tal, dominamos o mundo em que vivemos. Sob muitos aspectos penso que nosso planeta estaria bem mais seguro se a espécie humana não evoluísse, ou seja, deveríamos nos diferenciar dos nossos ancestrais primatas apenas pela aptidão de caminhar ereto, sobre duas pernas, e não por nosso cérebro avantajado. Sem dúvida a Terra não sofreria e padeceria das ameaças e males que lhe causamos. Mas Darwin pensou e expôs ao mundo a Teoria Evolucionista, cada vez mais comprovada e incontestável. E nós evoluímos e somos hoje, além de muitas coisas, seres pensantes . Pense e veja como é interessante e único esse momento. Você com os seus botões, como já diziam nossos avôs, refletindo sobre determinado assunto, explorando todas as possibilidades e aspectos, cada ponto de vista ou entendimento de uma questão. É mágico! Somos livres para pensar . Ninguém pode nos ceifar essa habilidade. Mesmo estando fisicamente aprisionados, nossa mente estará apta à reflexão.
Por contingências da vida em sociedade, somos forçados, muitas vezes, a guardar nossos pensamentos . Sim, pois uma coisa é pensar, outra é expressar o que pensamos. Guerras já foram deflagradas; genocídios foram cometidos e muitas vidas eliminadas porque alguém, em algum momento, expôs o que pensava sobre determinado tema. Mesmo nos dias atuais, em que a chamada “liberdade de expressão” toma corpo, não somos totalmente livres para desvendarmos
nossas opiniões. Para pensarmos numa esfera mais corriqueira e individualista, tente imaginar o que seria das relações humanas se todos dissessem o que realmente estão pensando . Seria o caos!
Sigo pensando nas minhas convicções e nem todas posso exprimir livremente, seja porque diferem da maioria das pessoas, seja por que são por demais contundentes. Alguns assuntos polêmicos requerem prudência: religião é um deles: um escritor foi condenado à pena capital por exprimir seus pensamentos sobre o islamismo. Outros, apesar de não tão sérios, podem desencadear repercussões bastante traumáticas: um repórter americano chegou a ser expulso do Brasil porque disse o que pensava acerca dos serões etílicos do nosso presidente. Felizmente ele não era estilista e não teceu nenhum comentário sobre o maiô branco com a estrela vermelha usado pela nossa primeira dama. Aí sim abririam uma exceção à pena de morte neste país. Ah! Lembram da camisa do Dunga? É melhor deixar pra lá...
Finalizando, cito o gênio pensante Lupicínio Rodrigues: “...o pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa, quando começa a pensar”.

 

Pin It
Atualizado em: Qua 4 Jan 2023

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br