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Lendo sobre obra de Sociologia destinada ao ensino médio

Lendo sobre obra de Sociologia destinada ao ensino médio

Comentário. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo César Rocha da. Sociologia para Jovens do Século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 4ª ed., reformulada e ampliada, 2016, 400 p.

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo César Rocha da Costa, trazem neste livro “Sociologia para Jovens do Século XXI”, conteúdos para serem trabalhados no âmbito de estudantes do ensino médio.

Na obra adquirem destaque os estudos destinados à compreensão da Sociologia como espaço de convivência e, mesmo, criação de normas dentro de um grupo maior – o social –, em uma ciência que trouxe viva contribuição do francês Émile Durkheim (1858-1917) – o “pai da Sociologia Acadêmica”, supondo-a como fenômeno “sui generis”, único, e, portanto, digno de estudo e sistematização (OLIVEIRA; COSTA; 2016, p. 9).

Já na obra do norte-americano Charles Wright Mills (1916-1962), se tem outra grande relevante contribuição em entender a disciplina como meio para capturar o espírito humano, perceber as ocorrências do mundo e como nos situamos nele (OLIVEIRA; COSTA. 2016, p. 11).  

Igualmente são tomadas as contribuições dos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) – com a alocação de seus enfoques materialistas para a compreensão do fenômeno sociológico –, e Max Weber (1864-1920) – entendendo que as ações dos indivíduos imbricam-se em um todo maior, capaz de oferecer-lhes maior significado –, ao lado do francês Auguste Comte (1789-1857) – que ao lado de sua Filosofia positivista –, melhor delimitou o campo de ação da Sociologia, alocando ao lado das grandes transformações causadas pela Revolução Francesa e Revolução Industrial, o ínterim de produção social capaz de resenhar o espaço europeu e trazer profundas consequências para a história do Ocidente.

É possível neste resgate histórico buscar até mesmo por parte do professor a inclusão do pensador árabe Ibn Khaldun (1332-1406), com os seus estudos sobre vida sedentária e nômade, coesão social e mecanismos de solidariedade no interior de diferentes grupos do mundo islâmico, bem como a ascensão e declínio de grupos e sociedades que estiveram sob sua análise.

Alguns dos muitos temas contemporâneos retratados na atividade sociológica materializam-se neste livro na compreensão do sistema capitalista, obviamente, já em superação do feudalismo, em um processo transformador das sociedades europeias rumo ao desenvolvimento de tecnologia, modificação espacial urbana e à acumulação de capital. Disso, temos o trabalho impondo-se como um motor do desenvolvimento humano, em um ínterim distante de ser tranquilo, e o Estado, consolidando-se como ferramenta a dar “estabilidade” à sociedade, sempre pululada por diferentes ideias, concepções e visões de mundo.

É certo que essas considerações bem nos avisam do desenvolvimento da disciplina no Brasil, superando os trabalhos de nomes como os de Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906), e para além de Gilberto Freyre (1900-1987), contemplando nomes como os de Lucila Hermann (1902-1955), Virgínia Leone Bicudo (1910-2003), Aparecida Joly Gouveia (1919-1998), Florestan Fernandes (1920-1995), Fernando Henrique Cardoso (1931) – também ex-presidente do Brasil entre 1995 e 2002 –, Hélio Jaguaribe (1923-2018), Darcy Ribeiro (1922-1997), Octávio Ianni (1926-2004), Antônio Cândido (1918-2017) (também crítico literário), Ruth Cardoso (1930-2008) (e seus esforços no programa “Comunidade Solidária”), Herberto de Souza, o “Betinho” (1926-2004) (na campanha contra a fome no Brasil), Heleieth Iara Bongiovani Saffioti (1934-2010), Elizabeth Souza Lobo (1943-1991) e outros promissores pesquisadores e autores que exsurgem nas novas gerações.

Por certo o estudo da sociologia no âmbito do ensino médio pode contribuir para o melhor entendimento e início e superação dos problemas que atingem a sociedade brasileira e mundial, acrescentando conteúdo ao viés que se interliga entre o individual e coletivo, representado na construção e solidificação da cidadania.

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Atualizado em: Seg 12 Set 2022

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