person_outline



search

O 1º debate ao governo paulista 2022

O debate realizado pela Bandeirantes trouxeram 5 nomes à disputa do governo paulista neste 7 de Agosto de 2022. Participararm Rodrigo Garcia, Fernando Haddad, Tarcísio Freitas, Vinícius Poit e Elvis Cezar. O modelo dos debates anteriores foi utilizado onde candidato perguntava para candidato e jornalista perguntava para candidato com comentário de outro candidato. Foram 3 blocos. Qual a minha análise? Vamos lá.

No meu entender os candidatos Vinícus Poit e Elvis Cezar ganharam o debate nesta ordem. Chegaram com bons números, são conhecedores dos problemas paulista de forma bem pontual, mostraram entendimento das necessidades mais reais e práticas que o estado paulista precisa resolver. As demais candidaturas trocaram farpas, ficaram no discurso vago, não disseram como resolver os problemas mais básicos da população paulista.

O ponto alto do debate foi o questionamento de Vinícus Poit para Tarcísio Freitas associando a imagem deste com Eduardo Cunha e Valdemar Costa Neto que foram presos e Tarcísio esteve junto com os dois em algum momento. Garcia e Haddad ficaram expondo realizações de gestões anteriores. Elvis mostrou seu trabalho como Prefeito de Santana de Parnaíba e ressaltou que foi eleito um dos melhores do país em sua gestão.

Tarcísio também foi questionado que quem direcionou sua candidatura ao governo paulista foi Bolsonaro. Foi dito que o carioca foi indicado para outros estados antes de lançar candidatura em São Paulo mostrando uma oferta eleitoral desconexa com o estado. Historicamente, quando haviam interventores por aqui em tempos anteriores, muita confusão ocorreu justamente pelo fato destes serem de outras unidades federativas.

Particularmente, senti a candidatura de Vinícius Poit mais conectada com a realidade do século XXI, vendendo bem a ideia de empreendedorismo, colocando ideias para combater a questão da Cracolândia, trabalho conjunto das polícias Civil e Militar, mandou bem no quesito Educação, Saúde e ainda atacou Tarcísio pontualmente mostrando não estar "passando o pano" em ninguém e condenou a velha política dos demais.

A velha política está condenada. Talvez vejamos seus últimos resquícios ganhando eleições. Partidos tradicionais como PT, PSDB, MBD e siglas novas que mantém a ideia de volta à ditadura já deram aquilo que tinha que dar tanto regional como nacionalmente. Neste sentido, é preciso oxigenar o estado paulista e o Brasil, gente que pensa no século XXI e suas necessidades atendendo a população de forma real e prática.

Se acredito numa reviravolta na eleição paulista? Pode ser. Existem duas boas opções além das velhas e tradicionais que vendem mais do mesmo. Optar pelo radicalismo não parece algo inteligente como ocorreu com a eleição de Celso Pitta, o carioca. Nada contra cariocas sendo preciso conhecer bem os problemas específicos do estado paulista neste momento. Já o PT e o PSDB vendem mais do mesmo e este discurso cansou.

Interessante seria conhecer mais a fundo os programas de Vinícius Poit e Elvis Cezar ao governo de São Paulo. Acredito que possamos extrair muitas coisas que não conhecemos e até pensar em algo diferente. Os tradicionais, ou seja, Haddad, Garcia e Tarcísio, a população conhece. É preciso, portanto, mudar a política paulista retomando os trilhos do crescimento num trem-bala e não uma locomotiva como antes. É isto.
Pin It
Atualizado em: Seg 8 Ago 2022

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br