- Cartas Diversas
- Postado em
Carta para as comunidades Linux
Caros irmãos e irmãs do mundo Linux:
Primeiramente, quero dizer que uso Linux desde 2013 fazendo 11 anos neste 2024. Experimentei diversas distros ao longo deste caminho e hoje considero ser um usuário Intermediário dentro do Linux. Ao longo destes 11 anos, as experiências foram fantásticas.
Agreguei muito conhecimento, minha curva de aprendizado sobre sistemas operacionais praticamente subiu em níveis jamais vistos. Hoje, se sou formado em curso superior, devo todo este agradecimento para as comunidades Linux! Obrigado!
Pessoas como Linus Torvalds, Richard Stallman, Jon Hall, Ian Murdock, Mark Greaves, Diolinux, ampliaram meu gosto por Gnu e Pinguim! É pouca gente citada e posso estender também ao pessoal do Linux Mint e Sparky Linux. Não esquecendo do Tommy do Peppermint!
Canais como Fetha Tutoriais, jaucity, Rikerlinux, Zer01TI, Slackjeff, Diolinux, Drops Tech, Computadores y Sensores, tudo no YouTube, deram a base inicial para meu crescimento neste universo bem maravilhoso do Linux. Obrigado por tudo!
A minha contribuição tem sido através de artigos e comentários em redes sociais, testando distros e vendo problemas, enviando dicas e possíveis ideias de melhorias. Foram muitas publicações! Todos os textos que publiquei sobre Linux foram usando Linux.
Poderia fazer bem mais e não tive oportunidade no mundo da TI. Lamento bastante o etarismo, deixemos para lá este problema. O certo que o mundo Linux ampliará muito em breve seu alcance e espero que isto ocorra. É o meu desejo.
O código aberto deve ser cultivado para o bem da humanidade. A filosofia GNU e o Linux ofertaram ao mundo a liberdade. Hoje, vejo um novo universo, extenso e incalculável, o Linux como forma de mostrar a liberdade, esta, anseio universal.
No meu caso, obtive 1 Graduação e 3 Especializações via distros Linux. Elas foram meu braço direito nesta difícil tarefa. Foi através delas que ganhei contato com o Movimento Rosa Branca e conheci Sophie Scholl. Obrigado!
Deixo meus agradecimentos para todas as comunidades Linux e espero que outras tantas engajem no crescimento do Linux. Humanos, somos frutos da troca de experiências, visando o melhor para outras pessoas! Desta forma, o Linux será forte.
A filosofia Ubuntu é bem a minha cara. Sou grato ao Mark Shuttleworth pela ideia de Linux para leigos(as) assim como Clément Lefèbvre que humanizou ainda mais o Linux através do Linux Mint. Ficam meus agradecimentos.
Costumo dizer que não deixe um computador por perto que corro o risco de instalar um Linux. A palavra liberdade tem sinônimo em cinco letras: Linux! Acredito nisto e espero morrer crendo nesta ideia. Educação e Linux são metas que não abro mão!
O Tux é meu grande parceiro no dia a dia educacional. Quem tem um Tux como amigo e uma Sophie Scholl não precisa de muita coisa para incentivar a Educação via Linux. Espero que o mundo Linux sinta-se confortável para abraçar ainda mais a Educação!
Visando este incentivo educacional, chamo os empresários e empresárias do mundo para um mega investimento nas distros Linux. O Linux não são só linhas de código e sim pessoas que abrem mão do seu tempo para ofertar ao mundo o melhor.
Sonho ver o Linux no Brasil em escolas através de distro fácil de instalar e destinada ao crescimento educacional de fato. A minha fé faz acreditar que possamos ter um sistema nacional educativo com Linux.
Meus agradecimentos para Paulo Kretcheu, Lenharo, Paulo do Debian, Pandatitan, debxp, outras tantas pessoas que incentivam o Linux no Brasil e mundo afora. Obrigado! Liberdade ainda que tardia! É isto.
São Paulo, 14 de Julho de 2024.
Atualizado em: Seg 15 Jul 2024