person_outline



search

Diploma na mão e agora?

Hoje o dia foi especial. Recebi o diploma de Engenheiro de Software. Uma bela Especialização com MBE embutida. Foi um ano de luta e muita leitura. Não é fácil. Na minha cabeça surgiu: e agora? Diploma na mão, Pós-Graduação feita, o mercado não está tão fácil para mim. Iniciei meus estudos em Análise aos 38 anos, colei grau aos 41, agora, aos 47 já detenho a Pós em Engenharia de Software. O mercado entende meu caso como formação por lazer e eu vejo uma enorme discriminação. Isto tudo sem contar treinamentos em Linux tanto no básico ao Engenheiro Linux, cursos no ENAP de forma virtual em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos e Trabalho Remoto. Julgamento feito, considerado idoso para a área, vou tocando meu barco. Fazer o quê? Uma hora arrumo um emprego! Já vi gente fazendo a pergunta: você é Analista de Sistemas? Eu respondo que sim. Uma careta surge na minha frente. Tudo bem, deixa para lá, né? Fazer o quê?

Se aconteceu isto com você nesta ou outra área não se assuste. Este problema está sendo rotineiro. Há uma tendência de tentar criar uma gerontofobia. Isto não é universal mas percebe-se bem este problema e os mais jovens não estão aceitando muito a ideia da tese do envelhecimento populacional e a necessidade de quem tem mais de 40 poder trabalhar mais. Como disse, isto não é universal, então, há uma pequena parcela de empresas que veem esta maturidade como necessária e muito lucrativa! Outra questão neste sentido é o esteriótipo de quem passou dos 40 está obsoleto, não quer estudar mais e não será mais um lucro e sim um custo à empresa. Este engano tem causado a crença de que só o jovem é capaz e quem está acima dos 40 é um estorvo. Vide que nas últimas eleições presidenciais não existiram projetos para a turma acima dos 40 e muito menos para uma população que tende a envelhecer nos próximos anos no Brasil. Isto está esquecido sendo um tema bem sério.

Qual seria a ideia para quem está acima dos 40 como eu e precisa trabalhar? Primeiramente estudar e depois empreender. Isto é complicado? Pode ser. É preciso fomentar políticas estatais para que dê ânimo e mais garantias que no futuro, quem está fora do mercado, abra o seu negócio. Entendo que não é fácil e um Programa precisa ser feito em detalhes, permitindo ligar estudo, trabalho e geração de renda. Este tripé é a primeira base da evolução que será complementada com a preparação contínua. Quem trabalha precisa sempre atualizar-se mesmo que seja no operacional. Não é opção e sim uma obrigação! Quem tem acima de 40, precisa cobrar mais das candidaturas a devida atenção ao tema. Esta ação é para ontem. Não basta apresentar letrinhas miúdas ou palavras bonitas, dizendo que está no plano de governo. Vai além disto e nos detalhes, inclusive, custo para aplicar tal Programa.

Por fim, quem tem o mesmo problema que eu, desempregado(a), sofrendo preconceito por idade, ficando excluído, sugiro tomar a coragem, juntar as economias e começar a empreender sem depender da entrega de currículos. Não tem dinheiro? Procure elaborar um bom Plano de Negócios, mostre seu diferencial e vamos que vamos! Se não tem estudo, realmente, sugiro acelerar o seu conhecimento ou as chances serão bem mais restritas e até impossíveis. Até para vender um doce é preciso estudo hoje em dia. Neste ponto, seja humilde, saiba que você não é o único que sabe e evite fazer as coisas no impulso. Reconhecer que é preciso estudo, é uma virtude! Se precisar de estímulo, deixo a dica: leia a vida de Sophie Scholl do Movimento Rosa Branca. Se o diploma da Pós-Graduação chegou em minhas mãos hoje, ela tem enorme participação nisto. Boa sorte! Fui.
Pin It
Atualizado em: Sex 8 Jul 2022

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br