person_outline



search

Touro de Ouro

A B3, Bolsa de valores do Brasil, em São Paulo, ocupa um prédio discreto na rua 15 de Novembro. O importante endereço capitalista só não passava despercebido apenas por investidores. Quase todos os transeuntes simplesmente ignoravam o que acontecia no imóvel do Centro Velho, quando não o confundiam com uma agência bancária qualquer. Mas isso já mudou com a presença do Touro de Ouro.
 
É notória a presença do “animal” de bronze em Wall Street, bolsa de valores em Nova York, Estados Unidos. Agora temos um menos ameaçador touro. A nossa réplica possui traços mais amigáveis. Embora o nosso bichinho exiba feição mais simpática, na verdade esse aspecto parece refletir os poucos investidores e a grande aversão ao risco abaixo do Equador.
 
Como é tradição nos EUA, o nosso bravo bovino, de cara, começou uma interminável sessão de fotos e massagens numa parte remota de sua anatomia (dizem que dá sorte). 
 
No entanto, o nosso touro capitalista sofreu um burro ataque de vândalos. Apesar de identificarem o alvo errado, ignorando o perfil do investidor e o destino da aplicação, os supostos manifestantes reclamavam da fome, da inflação e do capitalismo. Esse tolo atentado apenas serviu para dar visibilidade à novidade. A peça ganhou o noticiário, de tal maneira que a ação pareceu proposital, para dar cartaz e gerar mídia grátis ao touro.
 
Até quem desconhecia a existência do objeto, mas domina a arte de produzir memes, não perdeu a oportunidade. Nessa, a estátua horrível do Borba Gato não foi esquecida e o touro ganhou o apelido de Borba Gado e diversos memes.
 
Touro, por quê? O mercado de ações tem duas situações animalescas. O mercado de touro (bull market), significa a alta, simbolizando a chifrada (movimento para cima). O mercado de urso  (bear market), significa a baixa, simbolizando a patada (movimento para baixo).
 
A valorização acontece porque têm mais investidores, tomados pelo otimismo, querendo comprar, esperando um aquecimento (valorização) do mercado financeiro. A desvalorização acontece porque têm mais investidores, tomados pelo pessimismo, querendo vender, esperando um desaquecimento (desvalorização) do mercado financeiro.
 
Nosso tourinho possui uma aparência pacífica, sim, porque é cordial, como o brasileiro de Sérgio Buarque de Holanda. Mas, contrariando as más línguas, a incipiente atração turística não é uma cópia, já que a escultura é uma reprodução de um símbolo mundial do mercado financeiro.
 
“Vai, tourinho”.
Pin It
Atualizado em: Qui 25 Nov 2021

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222