person_outline



search

A CPI do Professor Raimundo

              A função estratégica de uma Comissão Parlamentar de Inquérito é relevante e profundamente útil para o funcionamento do sistema democrático organizado. Aquela palhaçada que tem se visto na TV é odiosa, primária, anárquica, maníaca, deprimente, inútil e enfadonha, a ponto de que, se fosse um jardim de infância, o encarregado poderia ser demitido por incapacidade de manter uma ordem mínima. Não me refiro exclusivamente à rasura intelectual dos questionamentos, é dolorido ver e ouvir os discursos inflamados, populistas, demagógicos, verdadeiramente sucupirianos que não são capazes de evidenciar o óbvio, que permite que as maiores banalidades, mentiras e afirmações sem sentido sejam promovidas à classe de declarações respeitáveis. A inépcia, de mãos dados com a ineficácia, dá de ombros à tragédia da situação corrente e serve unicamente como palco para autopromoção.
              Claro que não se espera que políticos (entre eles advogados, engenheiros) consigam fazer proposições relevantes ou no mínimo não estapafúrdias sobre um problema com esta gravidade. Assuntos deste nível de complexidade precisam ser afrontados de forma técnica, científica e pragmática e de forma nenhuma o ‘bom-senso’ destes senhores e senhoras presta qualquer tipo de serviço aos interesses da nação, além de espaço de onanismo político.
              Lembrando Roberto Campos: “o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades”. Em base diária, brasileiros continuam morrendo aos milhares e quando temos a oportunidade de avaliar o problema, ainda nos debatemos com excrescências como Azitromicina ou a validade do isolamento social, ou se o orgulho do senador X foi ferido quando outro senador citou um fato. Calem-se! Em nome da inteligência e do respeito: calem-se! Na impossibilidade de contribuições reais para a dificuldade em pauta, reforcem o isolamento social, fiquem em casa, minimizem os danos causados por cada uma de suas respirações.
Nota final: o texto foi escrito ‘en hommage’ à CPI da COVID mas segue a tradição da inutilidade e desconexão com a realidade das CPI´s anteriores e possivelmente das próximas.
Pin It
Atualizado em: Qui 20 Maio 2021

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222