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Como garantir uma reunião de pais e professores de sucesso

Primeiro, aproxime-se dos pais com noticias positivas, os pais das crianças são seus amigos – eles querem ser parceiros no trabalho. Eles também querem ver seus filhos serem bem sucedidos acima de qualquer outra coisa.
Reuniões com pais podem até ser uma oportunidade para que você confirme suas crenças sobre como o aluno é educado em casa e reflita sobre elas; mas, ainda que você tenha dúvidas quanto aos métodos deles, deixe-as de lado. Faça com que todos os pais se sintam bem-vindos e os acolha como fortes aliados para trabalhar com a criança.
Segundo, prepare-se, prepare-se, prepare-se!
Qual sua meta ou objetivo para esse tempo passado com os pais? O que exatamente você espera comunicar? Quais resultados você gostaria que a reunião trouxesse?
Aqui está um exemplo: Meu objetivo na reunião da Maria é que a mãe dela perceba o desenvolvimento que ela apresentou na escrita durante o semestre, além de determinar algumas formas para que ela seja mais organizada. Também quero ouvir a perspectiva da mãe quanto aos desafios sociais que Maria está enfrentando.
Então, prepare o material. Carregue anotações, atividades e amostras de trabalho – porém, planeje com antecedência quais quer compartilhar. Não sente-se diante dos pais com uma pasta imensa, transbordando de exercícios. Selecione, com post-its, os itens mais relevantes, que demonstram melhor o crescimento da criança, e escreva suas próprias reflexões para acompanhá-los.
 Procure a solução em conjunto,Seja específico ao pedir mudanças. Dizer aos pais que “o Pedro é muito distraído” é inútil. O que o pai ou a mãe (que não estão sentados ao lado da criança o dia inteiro) podem fazer com essa informação? Como podem ajudar o filho ou o professor?
Seja qual for o apoio solicitado aos pais, ele deve ser algo dentro das capacidades deles. Pedir que “falem com o Pedro para que se concentre mais nas aulas” é possível, mas os pais podem falar e falar e, ainda assim, os resultados serão limitados.
O professor poderia dizer: Eu estou preocupada porque seu filho costuma se distrair ao trabalhar individualmente na minha aula. Isso é o que eu estou fazendo para ajudá-lo… Vocês percebem esse comportamento em casa? Têm outras ideias que podemos tentar? O que acham que pode ser feito em casa?
Sempre tenha a evolução da criança em foco. Qualquer comportamento pode mudar caso encontre as condições adequadas. Portanto, se quiser ver mudanças ou tiver preocupações quanto a um aluno, prepare-se para oferecer soluções práticas e específicas àquele problema.
Use a oportunidade para aprender
O que pode ser perguntado aos pais que vá ajudar o professor a lidar melhor com as crianças? O que você gostaria de saber sobre elas?
Caso essa seja a primeira vez em que você se senta com os pais, essa é a chance de ouvi-los. Você pode descobrir qual a perspectiva deles quanto à experiência escolar dos filhos, o que eles gostam de fazer fora da escola ou as preocupações que têm com relação à criança. Pense com antecedência no que gostaria de perguntar. Mostre que se importa, para os pais a reunião pode ser maravilhosa ou terrível. Como mãe, já me vi sentada diante de professores cujos sentimentos eu não conseguia identificar – e, por isso, perguntei-me se eles se importavam realmente com meu filho, tanto como ser humano quanto como aluno. Por outro lado, também encontrei professores que me fizeram querer pular e abraçá-los, porque a preocupação e envolvimento deles era evidente.
Não subestime o poder de ser positivo e procure orientar toda a reunião com esse tom. Seja específico ao compartilhar informações positivas – conte histórias da sala de aula e apresente atividades. Mostre que está realmente satisfeito com esses resultados (os pais perceberão elogios vazios!).
E lembre-se de que sempre há algo bom e digno de elogio na trajetória de qualquer criança. Faz parte do trabalho do professor encontrá-lo e dividi-lo com os pais.
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Atualizado em: Seg 11 Jan 2021

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