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Vamos Incluir?
A educação é um direito humano. Sendo os direitos humanos universais, indivisíveis e interdependentes, ao assegurarmos o direito de todas as pessoas à educação estaremos implementando todo o conjunto de direitos humanos. Esta afirmação é problematizada no texto, a partir da consideração de que a educação praticada na escola, em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental ao Superior, discrimina e exclui pessoas e grupos sociais. Tema: Os desafios da educação inclusiva no Brasil.Tantos desafios para a real inclusão.
A décadas a educação no Brasil é assunto. No senário atual, os desafios da inclusão é o destaque, visto que, essa dificuldade é perceptível em todas as escolas ** país e com os mais variados problemas.
Primeiramente, essa barreira é elevada na falta de orientação adequada. Segundo a pedagoga Maria Manton: "A inclusão é sair da escola dos diferentes e promover a escola das diferenças." De fato, no entanto, o desconhecimento das crianças com relação esse assunto promove o desrespeito e preconceito, não apenas com os deficientes, mas até mesmo com negros, gordos, magros.
Outros sim, o despreparo dos professores em lidar com a dificuldade dos mudos, autistas, downs. Assim também, a estrutura e a falta de equipamentos necessários nas escolas, como, banheiros e cadeiras desapropriadas.
Ademais, a "ineficácia das leis."
Exemplo dessa afirmação se ver na criação estatuto da pessoa com deficiência, aprovada em Janeiro de 2015, que até agora há poucas atitudes na inclusão escolar, já que, está estabelecido na mesma essa garantia.
Fica claro, portanto, que os desafios se vem na falta de orientação, despreparo, estrutura,equipamentos e na "ineficácia das leis." Sendo assim, a escola poderia realizar palestras para os pais e alunos, orientando sobre o convívio das diferenças, para haver mais respeito e consciência. Além, o Governo pode investir nas estruturas das escolas, oferecendo qualificação para os professores e equipamentos necessários. Só assim, a lei começara a funcionar e a inclusão de Manton também.
Primeiramente, essa barreira é elevada na falta de orientação adequada. Segundo a pedagoga Maria Manton: "A inclusão é sair da escola dos diferentes e promover a escola das diferenças." De fato, no entanto, o desconhecimento das crianças com relação esse assunto promove o desrespeito e preconceito, não apenas com os deficientes, mas até mesmo com negros, gordos, magros.
Outros sim, o despreparo dos professores em lidar com a dificuldade dos mudos, autistas, downs. Assim também, a estrutura e a falta de equipamentos necessários nas escolas, como, banheiros e cadeiras desapropriadas.
Ademais, a "ineficácia das leis."
Exemplo dessa afirmação se ver na criação estatuto da pessoa com deficiência, aprovada em Janeiro de 2015, que até agora há poucas atitudes na inclusão escolar, já que, está estabelecido na mesma essa garantia.
Fica claro, portanto, que os desafios se vem na falta de orientação, despreparo, estrutura,equipamentos e na "ineficácia das leis." Sendo assim, a escola poderia realizar palestras para os pais e alunos, orientando sobre o convívio das diferenças, para haver mais respeito e consciência. Além, o Governo pode investir nas estruturas das escolas, oferecendo qualificação para os professores e equipamentos necessários. Só assim, a lei começara a funcionar e a inclusão de Manton também.
Atualizado em: Qui 7 Jan 2021