person_outline



search

Aprendendo lições mundo afora

              A Índia é um país incrível, misterioso e distante.
              Não digo pelo aspecto místico e espiritual mas pelo fato de governantes e população entenderem e aceitarem quem e o que são. O país com o maior isolamento do mundo (1.3bi) acaba de desenvolver o moto-lância para tentar atender pacientes. O polícia 'incentiva' populares a respeitar a quarentena usando porretes e, em casos mais severos, obriga os meliantes a fazer agachamentos (isto é o fim!). Para mitigar a violência doméstica, o estado tem distribuído este item (porrete, de novo) para noivas se protegerem de maridos bêbados.
              Aqui, no civilizado lado ocidental, não aceitamos estas soluções provincianas. Temos princípios mas mais do que isto, temos um padrão de pseudo-excelência que não pode ser quebrado, nem durante a quarentena. Se a nossa ambulância vai até o paciente, precisa ter tudo, mesmo porque, se não tiver, o paciente que sobreviver pode processar o estado. É claro que sabemos como este delírio de grandeza termina: com o paciente morrendo em casa (pois o frigobar da ambulância estava sem champagne. Perdão, o assunto me transtorna e fui insensível: o nome certo é espumante). Gostamos de fazer leis que garantam segurança, saúde e educação para todos, como na Finlândia e nossos políticos fingem se espantar quando constatam que não temos nada disto, que nossos hospitais não estão preparados para a pandemia porque não estavam preparados nem para uma segunda feira chuvosa. Nos horrorizamos com a fome endêmica na África e fingimos não acreditar que nossa situação é similar.
              Somos um país pobre, temos governantes prepotentes e incapazes e vivemos à sombra de 'parceiros comerciais' com muito mais poder. É trágico mas verdadeiro. Quanto mais cedo admitirmos isto, paramos de comer pão seco e arrotar caviar marxiano, tanto mais cedo poderemos caminhar no sentido de criar uma nova realidade.
Pin It
Atualizado em: Qui 12 Nov 2020

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222