person_outline



search

O INTERESSE DA LEITURA

É comum vermos um desinteresse da população brasileira em relação a leitura, e este problema é gerado desde à escola, refletindo na sociedade. Por causa disso, o Brasil apresenta número baixos de leitores relativos a sua população, afetando consequentemente a educação brasileira.
A obrigação de leituras de temas que não interessam os alunos, tem um efeito contrário ao de incentivo desta, sendo dessa forma como é realizada, gera desmotivação do aluno a ler. Dessa maneira, ele começa a tomar a atividade como cansativa, visto que não lhe agrada ler gêneros que nao se encaixem em seu gosto literário. Sendo assim, esse imblóglio é refletido na sociedade, tendo o Brasil, uma média baixa de livros lidos por ano, perdendo para países como a França que possui uma média de aproximadamente 20 livros lidos por ano.
A falta de incentivo à esta literatura, que contagia o estudante por meio de gêneros que o agradem, é um problema recorrente, principalmente quando não há disponíveis livros que despertem a atenção deste mesmo. Com isso, muitos param, já que não possuem a possibilidade de ler temas que o agradem, tornando a leitura uma atividade monótona, quando há desinterese dos acervos disponíveis. Para ser incentivada, deve ocorrer uma maior disponibilização de diversos gêneros, desde poemas à prosas.
Portanto, concluí-se que é necessário para maior incentivo a leitura, feiras de livros, em que os alunos possam escolher os gêneros que mais lhe agradam, além de saraus, no qual os leitores compartilhem suas experiências literárias, e dessa forma incentivando à prática. Além disso, para solucionar a falta de livros disponíveis, a disponibilização de um acervo digital, em que diversas obras estejam inclusas, facilita a possibilidade de escolha, sendo assim essas atitudes serão refletidas em alguns anos na sociedade brasileira em geral.
Pin It
Atualizado em: Qui 10 Set 2020

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222