person_outline



search

Especialista de Sofá

 
A crise planetária que esse novo coronavírus causou, trouxe mais background para mim. Ouvi tanto sobre vacinas, hidroxicloroquina, azitromicina e zinco que me considero apto a ir na Globonews ou CNN expor meus “amplos conhecimentos” farmacológicos.
 
Eu acredito que é muito positivo o debate público. Que assuntos muito específicos ocorram até em conversa de boteco. Quando infectologistas, toxicologistas, oncologistas e outros “istas” discordam, abre-se espaço para qualquer um lançar seus palpites.
 
Qualquer avião que cai, eu já pergunto: Ligaram o transponder? Eu nem sei se isso é acionado com botão ou alavanca, também não sei onde é que fica. A caixa-preta é a mesma coisa. Se cai um avião, sabido,   pergunto se já localizaram ela, que é a resposta para tudo. Banco o especialista de aviação civil, mas há pouco tempo descobri que a caixa-preta é, na verdade, cor de laranja!
 
As tragédias de Bento Rodrigues e Brumadinho tornaram-me expert em mineração. O tipo de barragem ideal é o de alteamento a jusante. Alteamento a montante (mais barato e inseguro) pode dar no que deu: avalanche de rejeitos de extração de minério de ferro. Eu digo isto  apontando o dedo indicador na cara do presidente da mineradora Vale, com a autoridade de quem conhece Brumadinho pelo programa do Datena.
 
Enchente é igual, de tanto assistir Brasil Urgente, sei tudo. Aí entra, também, a experiência na prática. Dependendo da região onde a vítima estiver ilhada, eu sei se helicóptero, bote ou uma simples corda serve para socorrê-la. Também manjo qual é a ferramenta e o tipo de procedimento ideal para cada momento. Sou praticamente um bombeiro civil, graças ao, novamente, José Luiz Datena, o locutor de enchente. 
 
Cansado de ouvir análises equivocadas arriscadas por analistas financeiros, resolvi chutar palpites econômicos. Os meus parcos conhecimentos de “economês” me permitem errar em pé de igualdade com os especialista portadores de certificado para equivocar-se reiteradas vezes. Às vezes até tento explicar porque o dólar e a Bolsa de Valores caíram ou subiram. Eu, inclusive, falo de spread bancário, taxa Selic ou circuit breaker. Se Maílson da Nóbrega e Miriam Leitão tentam adivinhar os rumos da economia, e até ganham para isso, qualquer um pode.
 
Nomes técnicos, táticas, peças, ferramentas etc. Verdadeiros conhecedores do assunto podem acumular, em anos de estudos, pesquisas e especializações. Eu arrisco meus, porcamente embasados, mas assertivos, comentários. 
Pin It
Atualizado em: Sáb 23 Maio 2020

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222