person_outline



search

Por que sofremos?

Tiago 1.2-4
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
Pra início de conversa
Há muitos indícios de que o autor dessa carta, direcionada a todas as igrejas da época, é o meio irmão de Jesus. Que se tornou um dos líderes da igreja. O livro de Tiago é considerado o “Provérbios” do Novo Testamento.
A sua escrita nos leva a imaginar um pregador atrás do púlpito de sua igreja e nos dando um recado urgente do Pai pra nós. Sobre o texto sugerido, Tiago fala à igreja para que veja as provações como “amigas” para o amadurecimento da fé, porém temos que ter cuidado para não sermos os causadores desse sofrimento.
Não podemos interferir na vinda do sofrimento, mas podemos escolher ações que minimizam seu impacto e que nos leva à solução. Aqui no texto tem um conselho bastante difícil acerca desse sofrimento: se alegrar. Um desafio onde estamos cada vez encontrando menos motivos.
As provações procedem da nossa:
a) Humanidade: sofremos acidentes, somos atingidos por enfermidades, decepções.b) Pecaminosidade: Causamos problemas com a nossa língua, com ações, gestos, hábitos (câncer depois de anos fumando)c) Nossa vida cristã: O fato de escolhermos viver pra Cristo faz com Satanás e seus demônios lutem contra a minha vida.d) Para a glória de Deus: O cego de nascença foi curado para a Glória do Pai.
Por que sofremos? Indo direto ao assunto:
1 – Para que se produza perseverança
A prova: essa palavra vem do contexto onde verificavam se a moeda era legítima ou não. A prova da fé é para discernirmos quem é de fato servo ou não de Deus. É na prova que Deus revela os verdadeiros cristãos. Os que permanecem são verdadeiros, os que refugam não.
a) Perseverança no original: tem o sentido de resistência. O sofrimento vem para trabalhar a nossa paciência. Se o sofrimento nos ajuda a perseverar, podemos concluir que Deus está de fato no controle de tudo, usando as adversidades para nos aperfeiçoar e que tudo contribui para aquele que o ama (Rm 8.28 / 2 Co 4.17)
A perseverança nos ajuda a amadurecer. Rm 5.3-5.
Nada do que você faça vai adiantar um centímetro dos planos de Deus pra ti. (Mt 6.27) Por isso perseverar é fundamental.
2 – Para nos fazer amadurecer
A rejeição à perseverança ocasiona impaciência. Sem paciência, não se amadurece.
Crentes imaturos são impacientes com as circunstâncias.
A impaciência pode acarretar graves consequências: Abraão coabitou com Agar, Moisés matou o egípcio, Sansão contou seu segredo para Dalila e Pedro quase matou Malco. Maturidade não se alcança apenas lendo um livro, é preciso passar pelas provas! Como o Brasil tem vendido livros de autoajuda. Sem algo prático, não tem sentido.
Decisões sem recorrer à paciência causam destruição de vidas e até de famílias.
Maturidade em atos práticos: cabeça no lugar, sangue frio nas decisões e falas e valorização daquilo que realmente tem valor.
3 – Para nos fazer íntegros.
Integridade é ser completo. Em alguns textos onde fala “perfeitos”, se tem o mesmo sentido. (Mt 5.48)
Deus sabe que jamais seremos perfeitos por causa dos nossos pecados, mas nos orienta a sermos íntegros, sem brechas.
Você já percebeu que no momento do sofrimento aparece uma oportunidade daquelas de dar um “jeitinho”?
É na hora do desespero, da aflição que aparece aquela chance de burlar as regras. Precisamos nos manter íntegros, inteiros, completos, sem darmos brecha para nenhuma tentação da parte de Satanás.
Esse que fez isso com o Filho de Deus e não te deixaria imune a nada disso.
Pra finalizar
- Lições importantes do apóstolo Tiago.
a) Alegre-se na provação e não por causa da provação.b) As provações são estratégias de Deus para cumprir seu propósito em nós.c) Ele nos quer perseverantes, maduros e íntegros para enfrentarmos as ciladas do diabo.d) Use a experiência da provação para abençoar outros.
Pin It
Atualizado em: Qui 9 Jan 2020

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR
Fone: (41) 3342-5554
WhatsApp whatsapp (41) 99115-5222