person_outline



search

Dia do Professor: Devemos comemorar?

Em 15 de outubro, no Brasil, nós professores, comemoramos o dia em que, no ano 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil promulga um Decreto Imperial que estabelece o Ensino Elementar no Brasil. Esse dia ficou consagrado como o “Dia do Professor” (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2019).
Nos dias atuais, a comemoração dessa data tão significativa, deve provocar uma reflexão crítica, especialmente, sobre a precarização da profissão, consequência das inúmeras restrições e contingenciamentos impostos à educação, tanto nas instituições públicas de ensino, quanto nas instituições privadas.
Segundo Pena (2019), “embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com o trabalho excessivo”.
A dedicação e o trabalho incansável do professor constituem a força vital que sobrepõe o ato de ensinar a todas as adversidades impostas à nossa profissão. “Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo” (Freire, 1997).
Para finalizar devemos, no nosso dia, exaltar a atuação do professor Paulo Reglus Neves Freire, que foi declarado em 13 de abril de 2012, por meio da Lei 12.612/2012, de autoria da deputada federal Luiza Erundina, Patrono da Educação Brasileira, em aprovação unânime no Congresso Nacional (Coletivo Paulo Freire, 2019). E assim merece continuar! Boa reflexão!
Coletivo Paulo Freire por uma Educação Democrática, Manifesto, 2017. Disponível em:  https://www.paulofreire.org/images/docs/ManifestoColetivoPauloFreire-FINAL. Acesso em: outubro/2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia de Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1997, 58 ª ed.
PENA, Rodolfo F. "15 de outubro — Dia do Professor". Site: Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm. Acesso em: outubro/2019.
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2011. 
Pin It
Atualizado em: Seg 21 Out 2019

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222