person_outline



search

NÃO EXISTE CAUSA OU EFEITO

Absurdo, não é leitor? Como o escritor ousa mencionar tal blasfêmia? O próprio enunciado já é o efeito da causa dos seus pensamentos. De que maneira não existiriam?
Verdade, na superfície é evidente que uma coisa decorra da outra. Uma causa gera um efeito, que por sua vez será a causa de outro efeito e assim sucessivamente. Toda ação produz uma reação. Está claríssimo. Eu sou a consequência biológica de um ato sexual, o meu filho hoje é o resultado do seguimento genealógico e amanhã talvez será o agente que resultará em um novo bebê. Ao continuar essa linha de raciocínio (usando qualquer tipo de exemplo) chegaremos à “triste” conclusão de que nada existe por si mesmo e tudo é apenas decorrência de um fato anterior, podendo esbarrar em dois conceitos: o religioso e o científico. Ou seja, retrocedendo cada um dos incidentes que consideramos preceder os fenômenos captados por nossos sentidos, alcançaríamos a Deus como explicação primeira das manifestações ou a teoria do Big Bang (a mais aceita até agora). Ambas não justificariam o meu enunciado, visto que o criacionismo é uma gênese baseada na fé e as teorias científicas são verdades parciais, além de serem distantes da compreensão do senso comum. Logo, mostrarei algo tangível, ordinário, palpável à maioria de nós.
Vamos lá: Imagine que um amigo te convida para beber cerveja. Ele brigou com seu amor e precisava desabafar – o que é de praxe. Eu, como o “bom camarada” aceitei imediatamente. Era a semana da minha promoção na empresa, um belo motivo para se comemorar. Enchemos a cara e não paguei um tostão (fiquei deveras alegre). Depois partimos rumo à lanchonete da praça matriz. No caminho, torci o pé na guia da calçada, fraturando o talus e rompendo alguns ligamentos. Resumindo: fui conduzido ao hospital, engessei o tornozelo – passando um “carão” com as enfermeiras - e o pior: não me promoveram no trabalho.
Estava colérico naquele dia. A primeira reação que tive foi achar um culpado – o autor da desgraça ocorrida. São raras as vezes que assumimos a responsabilidade. É compreensivo, pois os órgãos sensoriais do corpo se abrem para fora, deixando complicado a autoavaliação. Talvez por isso a facilidade ESPANTOSA de julgarmos a vida alheia. Enfim, comecei a investigar todo o cenário do infortúnio, o que me levou a um axioma muito sucinto: “AS COISAS SÃO COMO SÃO” - teias multidimensionais de inúmeros eventos que se inter-relacionam simultaneamente para lugar NENHUM.
Acompanhe comigo: não me promoveram porque enviei um atestado de quatro meses, justo no período em que a empresa necessitava. O acidente ocorreu devido à embriagues e esse foi fruto da minha escolha: a de ter aceitado o convite para o boteco. Saímos porque a namorada do meu amigo lhe deu um pé na bunda e ela o abandonou porque se apaixonou por Gabriel. Ele (o outro) veio para a região em que nós estávamos pela falta de serviço no sul do país. A crise econômica onde Pedro morava se agravou por causa de uma catástrofe ambiental, promovida pelo mau uso de agrotóxicos nos grandes latifúndios.
Poderíamos tentar seguir infinitamente registrando as circunstâncias visíveis e evidentes. Porém não conseguiríamos, pelo simples fato de não sermos oniscientes e/ou onipresentes. Isso porque ainda não examinamos a premissa de que tudo só teve a possibilidade de se desenrolar (também) devido ao oxigênio que respiramos, à água, ao planeta Terra, ao Sol, ao pé de alface comprado na quitanda e etc. Parece absurdo levar em consideração os elementos citados acima, mas sem eles não existiria nenhuma pessoa para esses eventos acontecerem. Óbvio! Não tem uma causa específica que gerou a outra e nem um conjunto delas. O Universo é o que é! Uma rede de acontecimentos interligados que NÃO daria para afirmar o que levou ao que. Somos um bloco único, uma unidade orgânica em constante movimentação. Eu influencio tudo, tanto quanto tudo (automaticamente) me influencia, NÃO HAVENDO ESPAÇO PARA CAUSAS OU EFEITOS.

 

Pin It
Atualizado em: Qui 10 Out 2019

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br