person_outline



search

De Adão a José: A vocação e a missão de ser pai que recebi de Deus.

Caríssimos leitores, especialmente os pais, a quem são dedicados este texto.
A vocação de pai não é algo que vemos em 2019. O ser pai no mundo inicia-se biblicamente na figura de Adão, o homem criado da terra. O ser no mundo continua na figura de Abraão, o pai de um povo e chega na figura de José, o pai terreno de Jesus Cristo. E finalmente, a vocação de ser pai no mundo, hoje chega em você, no senhor, que está aí sentado celebrando o seu dia.
A exemplo de Adão, de Abraão e principalmente de José, a sua vocação de pai é também muito importante para seus filhos. Você acredita nisso?
A palavra Pai em Latim se fala Patrem, em Espanhol e Italiano se fala Padre e em Francês se fala Père e em Português, como teu filhos te chamam ou te tratam? Seria da mesma maneira que sua vocação de pai?
Essa reflexão é muito importante porque ao longo dos anos, nós tivemos muitos exemplos de como ser pai com louvor. A missão de pai não se inicia no momento que seu filho ou filha é gerado e depois nasce.         A missão de pai para o homem se inicia no momento que o homem nasce. O homem está herdando de Deus um pouco de Adão, um pouco de Abraão e um pouco de José. Como homem e como pai eu preciso viver com meus filhos e filhas, a vocação que recebi de Deus.
É fácil? Claro que não! Senão não seria Pai.
A parábola do filho pródigo é uma das mais conhecidas das parábolas de Jesus. Escrita por São Lucas, descreve a vida do filho longe de seu pai. Se tivéssemos a parábola do pai pródigo, descreveria a vida dos pais longe de seus filhos. É a missão que se deixa de viver.
Viver a missão de pai é pra você que um dia nasceu, viveu muitos anos pra poder dar os melhores exemplos para seus filhos e filhas. Viver a missão de pai é deixar a bebida, o cigarro, os palavrões e as atitudes não-cristãs de lado, quando seus filhos te olham pedindo um exemplo para seguir. Viver a missão de pai é olhar para o futuro e deixar filhos melhores para a sociedade e para o mundo. É construir o Reino de Deus aqui na Terra.
Como ser Pai, é ser Patrem, Père ou Padre, a frase do padre dehoniano José Fernandes de Oliveira ilustra um pouco do que é ser pai, do que é ser família:
“E se as mães fossem Maria, E se os pais fossem José, E se a gente parecesse, Com Jesus de Nazaré!”
Que como pai, busquemos no exemplo de São José, o comportamento necessário para parecermos cada vez mais com Jesus Cristo. Ser cristão nunca foi apenas levantar as mãos e fechar os olhos, e sim viver com Jesus viveu, pois senão não teremos melhores pais, nem melhores filhos e nunca melhores famílias.
Muito obrigado e que Deus nos abençoe...
Feliz Missão!
Feliz Vocação!
Feliz Dia dos Pais!

Em memória de Geraldo P. de Godoy
Pin It
Atualizado em: Seg 12 Ago 2019

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222