person_outline



search

A Causa e o Propósito do Sofrimento – capítulo 42

No 39º capítulo do livro de Jó, Deus recorre à criação dos animais. Ele tenta convencer a Jó da sua completa ignorância de como foi que Ele deu uma inteligência, capacidade, instinto, formas e tantas outras coisas específicas a cada espécie de animal.

Nisto Ele exibe a Sua grande sabedoria de Criador e de governador de todos os seres em que há fôlego de vida.

O homem, apesar de ser distinto, de ter um espírito, também foi programado, planejado, e está restrito às características que Deus lhe deu. Ele não pode existir rejeitando o aparato físico, intelectual, emocional, espiritual, que fora criado pelo Senhor.

Como pode então o homem contender com Deus, tal como Jó fizera, apesar de tê-lo feito em grande aflição?

Se é de Deus que temos recebido tudo o que somos, como nos debateremos ou rejeitaremos as ações da Sua providência em relação a nós, seja para alívio, seja para aflição?

Por isso, compreendemos que não nos é lícito questionarmos qualquer um dos Seus atos, porque somos propriedade Sua, e Ele tem o direito de fazer o que quiser com o que Lhe pertence.

“20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?” (Rom 9.20, 21)

Ele é o oleiro e nós somos apenas o barro em Suas mãos.

“Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?” (Mt 20.15)

O homem deve viver para o propósito para o qual fora criado, assim como os animais da terra vivem para o propósito respectivo, para o qual cada um deles foi criado, cumprindo fielmente suas funções.

O homem não foi criado para contender com Deus, mas para louvá-lo, adorá-lo, servi-lo, em amor e voluntariamente, em toda e qualquer situação.

Então, ainda que em grande aflição, Jó estava se desviando deste propósito e por isso estava sendo submetido a esta repreensão.
Pin It
Atualizado em: Qui 4 Ago 2016

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222