person_outline



search

CÂNTICOS DOS CÂNTICOS

CÂNTICO DOS CÂNTICOS.
INTRODUÇÃO.

O autor do livro foi Salomão que escreveu cerca de 1005 cânticos, no entanto esse é considerado como o cântico dos cânticos ou o principal dos cânticos. A quem diga que ele escreveu quando jovem, provérbios quando adulto e Eclesiastes na sua velhice. Cantares a borda o amor e casamento entre o rei Salomão e um sulamita (mulher oriunda de Suném, Sulamita (Ct. 6: 13) deveria provavelmente escrever-se sunamita (ver 1 Rs. 1: 3)). Se assim fora, a donzela era oriunda de Suném, povo do território de Isacar (ver Js. 19: 18), a 11, 2 km. ao este de Meguido. Suném foi o palco do comovedor relato registrado em 2 Reis. (4: 8-37, onde se narra como o profeta Eliseu ressuscitou ao filho de sua benfeitora sunamita, ou uma forma feminina do nome de Salomão significando a noiva de Salomão) o tema principal é o amor no casamento, figuradamente representa o amor de Deus para com a igreja assim como o dela por ele. Podemos dizer que era um amor sem intere-se, pois a sulamita era uma camponesa, e Salomão o rei de Israel.
CAPÍTULO 1ª
O que a noiva diz do noivo:
Beije-me com os beijos da sua boca, porque melhor é seu amor que o vinho. 1.2
Isso fala de comunhão, e de desejo de tê-lo ao lado.
O teu nome é como ungüento derramado 1. 3. O ungüento era uma essência aromática muita valiosa e de difícil acesso, mas possível e que valia a pena por causa do seu cheiro.
Se nós descobríssemos o grande valor que tem o nome de Jesus buscaríamos e o valorizaríamos mais.
*O nome de Jesus é sobre todo o nome Fp 2. 9. *Todo o joelho se dobrará perante o nome de Jesus Fp 2.10.
*E toda a língua confesse que Jesus é o Senhor para a glória de Deus Fp 2. 11.
*A igreja ora em nome de Jesus Jo 15.16.
É no nome dele que a igreja e recebe as bênçãos. *É no nome dele que os demônios são expulsos. Mc. 16.17.
Que ter vitória use o nome de Jesus.
Ela diz que é morena como as tendas de Quedar por causa do sol que a queimou 1.5-6.
Estas tendas geralmente eram feitas de pêlos negros de cabras. Quedar era uma tribo árabe descendentes de Ismael Gn 25.13.
Todos nós sabemos que isso aponta para as aflições da igreja, as lutas, as adversidades, as provas do dia a dia que tanto têm assolado.
Muitos já desistiram da caminhada não agüentaram, outros podem estar pensando em desiste dizendo que não agüenta então a mensagem é para você.
Saiba o que o noivo a disse. Tu és a mais bela 1. 8.
E depois a comparou a uma égua dos carros de faraó, nos dias de hoje seria uma ofensa, mas nos tempos antigos era um grande elogio as éguas de faraó eram.
Todas brancas e sem manchas. A cor branca simboliza paz, pureza, simplicidade. O noivo queria então dizer que ela era pura, simples e que transmitia paz.
Todas lindas. Crente não é feio visto que tem o Espírito Santo na vida por isso crente não anda de cara fechado, nem mal humorado, ainda que o mundo diga que tu és feio, sem graça, não presta para nada, saiba que o Filho de Deus morreu na cruz por você, pois tu és lindo para Deus.
Todas semelhantes. Na igreja não há ninguém melhor ou pior que outro Deus quando olha para o seu servo vê o que você tem de melhor.
Todas fortes. O crente não perde batalha visto que tem o grande general do seu lado e a ele foi dado todo o poder no céu e na terra por isso tudo posso naquele que mim fortalece.
Todas raríssimas. Isso fala da sua grande importância.
A noiva estaria sendo adornada 1.10-11 pelo o noivo.
Um contraste com as suas roupas humildes de pastora, ela seria adornada de ouro que representa glória e poder e com prata que é símbolo de redenção.
A igreja de Jesus também é adornada pelo o noivo só que não com jóias de ouro mais sim com o os dons do Espírito Santo, muitos dizem ser a noiva de cristo mais os seus ornamentos são de ouro, de coisas perecíveis não tem os dons do Espírito, e nem deixam, ele mudar esta situação. Jesus hoje que ornamentar crentes neste lugar.
O noivo diz que os seus olhos são de pombas 1.15. Isso fala da sua inocência, humildade, simplicidade, pureza, e não um olhar invejoso, falso, maldoso, Saul não agüentou ver e ouvir as mulheres dizendo que Saul matou milhares e que Davi dez milhares e ficou com muita inveja, mais os olhos da noiva é como os das pombas simples, humilde, puro. Não precisa ter inveja do teu irmão, tenha olhos como o de pomba. Acabe tinha inveja da vinha de Nabote.
A noiva diz que a fechadura da sua casa é de cedro, sinônimo de força e majestade. 1.17 querendo dizer que a sua casa estava bem protegida. Não é diferente com a igreja, Jesus disse: que ele edificaria a sua igreja e que a porta do inferno não prevalecera contra ela. A nossa vida esta guardada em Deus, e é ele que nos protege. Muitos têm trocado estas fechaduras por trincos é por isso o pecado tem entrado e destruído vidas e famílias.
CAPÍTURO 2ª.
A noiva diz que é a rasa de sarom e o lírio dos vales ela se compara as flores simples dos campos mais belas. E não como o cedro 2. 1. E agora como fica a situação dos que querem a fama a qualquer custo, passando por cima dos outros, humilhando.
O lírio, mesmo entre os espinhos crescia 2.2. A igreja de Jesus quanto mais perseguida mais cresce.
O próprio Faraó disse que quanto, mais afligia o povo mais se multiplicava, quando era escravo no Egito.
A noiva compara o noivo a uma macieira e desejava muito a sua sombra 2.3. isso aponta para a proteção que a noiva tinha do seu noivo, pois nele estaria protegida contra o calor que simboliza angustia, aflição e tribulação.
A noiva diz que o noivo a levou a sala do banquete e o seu estandarte ou bandeira era o amor 2. 4.
Bandeira ou estandarte representa aquilo que a pessoa defende, tem como verdade absoluta, no caso do noivo é o amor a mais sublime dos sentimentos, assim deve ser na vida dos crentes o amor deve estar reinando em tudo, na família, na obra e trabalho. Infelizmente isso não tem acontecido na casa de muitos crentes, entretanto hoje Deus vai mudar a tua história de vida. E o teu estandarte o qual tem sido a raiva, ódio, rancor, inveja, prepotência, arrogância e derrota vão cair por terra e o estandarte do amor e da vitória vai reinar em tua vida.
A noiva pede passas um alimento energético para revigorar as suas forças, porquanto estar desfalecida. A sulamita passou por momentos de franquezas talvez por causa de decepções as lutas, quem nunca passou por um momento de fraqueza, quem nunca precisou de ajuda.
E maçã para refrescá-la 2. 5.
A noiva diz que esta ouvindo a voz do seu noivo que esta vindo depressa 2. 8.
Muitos não têm conseguido ouvir e muito menos falar com o noivo chamado cristo. E por isso não estar percebendo que o noivo já estar por voltar para buscar uma noiva pura, remida e lavada no sangue do cordeiro. Você tem ouvido a voz de Cristo, pois hoje ele estar falando com você.
A noiva diz que o noivo esta falando com ela 2. 10.
O noivo diz: levante-te a amada minha formosa minha e vêm 2. 10. Por certo depois de um momento difícil para a noiva o noivo chegar dizendo levanta-te amada minha e vem, pois já passou o inverno, ou seja, as lutas já estão chegando ao fim levanta-te e sai desta situação, dê a volta por cima.
O noivo diz:
O inverno já foi 2. 11.
A chuva passou 2. 11.
As flores aparecem nos campos 2. 12.
E o tempo de cantar chegou 2. 12.
O noivo faz um pedido pra que apanhem as raposas e as raposinhas que fazem mal a sua vinha, já que ela já esta em flor 2. 15.
Apanha-me as raposas, que fazem mal a minha vinha. Isto aponta para as coisas que destrói logo o progresso da obra de Deus como: os chamados setes pecados que são luxúrias que estar ligado às prostituições, adultério, traição, soberba, inveja, ira, preguiça, glutonaria, vaidade, dentre outros. Como cristão devemos tirar no nosso meio tudo que venha destruir a obra. Vamos tirar essas raposas.
Apanha-me as raposinhas que também fazem mal a minha vinha, muitos cristão ficam preocupado com os grandes pecados isso com relação à visão do homem, pois para Deus não há pecado grande ou pequeno existe sim pecados para a morte ou não.
Não se preocupa com os pequenos detalhes como pequenas brigas, uma palavra mal colocada, um pensamento, uma amizade.
Conformismo o qual deixa tudo como estar, não precisa mudar crentes se conformam com uma vida seca sem sentir a presença do Espírito Santo, conseguem viver com os seus problemas e não buscam ao Senhor para mudar esta situação. Esses pequenos detalhes são as raposinhas são pequenas, mas trazem prejuízos para a vinha e vida de cada crente.
Liberalismos a qual tudo é permitido, crentes conseguem conviver com pecado achando que ele varia de cada um, ou seja, o que é pecado para você não é para mim, não pecado é sempre pecado e trás com sigo as suas conseqüências, tudo isso são as raposinhas que fazem mal a sua vinha. Achar que tudo é permitido e que a santidade é coisa do passado. Deus te chamou para ser santo.


A noiva diz o meu amado é meu e eu sou dele 2. 16.
CAPÍTULO 3ª
A Sulamita diz que noites e mais noites procurou o seu amado, contudo não tinha o achado levantou-se da cama e saiu à procura nas praças, ruas e em toda a cidade até que o achou ela o abraçou e não permitiu que saísse mais 3. 1-4.
Quando a Sulamita estava indo se casar todos se admiraram e perguntaram quem é esta que sobe do deserto como colunas de fumaça, perfumada, de mirra, de incenso e de toda a sorte de pó aromáticos 3. 6.
CAPÍTULO 4ª
Salomão diz que os olhos dela são semelhantes os de pomba 4. 1.
Salomão diz que os lábios dela são semelhantes ao fio de escarlate 4. 3.
Salomão diz que o falar dela é doce 4.3. Crente só fala coisas boas, só profetiza bênçãos, só fala palavras de ânimos, e de vitórias.
Salomão diz que o rasto dela é como um pedaço de romã 4.3, romã fruto da romãzeira de sabor agradável, ou seja, ela era uma pessoa agradável a qual todos queriam estar perto, assim deve ser o cristão agradável com todos, não pode ficar com a cara fechada ou mal humorada.
Salomão diz que o pescoço dela é como a torre de Davi, edificada para colocar armas; mil escudos prendem nela todos broqueis de valores 4.4.
Salomão diz que nela não há manchas ele não ver por que a ama 4.7. O amor ao qual ele sente por ela cobriu todos os seus defeitos, assim é Jesus conosco.
Salomão diz que ela é um jardim cercado e fechado 4.12. Fala da sua virgindade.
Salomão diz que ela é um manancial fechado 4. 12.
Salomão diz que ela é uma fonte selada ou particular 4. 12.
Salomão diz que nesse jardim as plantas nascem e crescem bem e dão as melhores frutas 4. 13.
Nesse jardim existe: 4. 13-14.
Hena ou cipreste, nardo, açafrão, cálamo ou jasmim-azul, canela e todas as principais especiarias há também mirra e aloés e outras perfumosas. A sulamita é tida como um jardim o qual tudo que se planta nasce, tudo de bom desenvolve-se. Crente não pode ficar raquítico ou improdutivo. Deus te chamou para ser próspero.
CAPÍTULO 5ª
Salomão fica batendo na porta, queria entrar, no entanto ela não abriu. Jesus por diversas vezes passa por essa situação de estar à procura de um homem ou mulher e essa pessoa não quer abrir a porta do seu coração.
Por quatro motivos 5. 3.
Pois já havia se despido, estava despreparada.
E como as vestiria de novo, preguiça.
E já havia lavado os pés, acomodação.
Por que sujá-los de novo, por pura vaidade.
Quando ela resolveu abrir a porta ela já tinha ido embora então ela 5. 5-6.
Como eu queria ouvir a sua voz 5. 6.
Procurei-o, porém não pude achar 5.6.
Chamei-o, contudo ele não respondeu 5. 6.
E nesse momento ela foi espancada e ferida e arrancaram a sua capa 5. 7.
Perguntaram a Sulamita será que seu amado é melhor do que os outros 5. 9?
O que é que ele tem de tão maravilhoso?
A Sulamita começa a descrevê-lo 5. 10-16.
Ele é Candido, rubicundo, ele traz a bandeira entre dez mil, a sua cabaça é como o ouro, mas apurado, os seus olhos são como o da pomba, a sua face como canteiro de bálsamo, o seu falar muitíssimo suave é totalmente desejável, ou seja, tudo nele é desejável.
CAPÍTULO 6ª
O Salomão diz que existe varias concubinas e esposas, mas, que ele só ama uma aquela que é perfeita como a pomba e imaculada 6. 8-9.
CAPÍTULO 7 ª
Salomão diz que os pés dela são formosos calçados de sandálias 7. 1.
Salomão diz que o pescoço dela é como uma torre de marfim 7. 4.
Salomão diz que é muito agradável presença dela 7. 6.
Salomão diz que a estrutura dela é semelhante à palmeira 7. 7.
A sulamita diz que é do seu amado e que ele a quer 7. 10.
A sulamita o chama para irem ao campo e passarem as noites nas plantações 7. 11.
A sulamita o chama para levantar e irem cedo as vinhas e verem se já está florescendo e se abrem a flor e se já brotam 7. 12.
CAPÍTULO 8ª
E por fim no capítulo oito ela aparece vindo do deserto mais do lado do seu amado e diz que as muitas águas não poderiam apagar esse amor e nem os rios afogá-los e que ainda que alguém desse toda a sua riqueza por este amor, certamente o desprezaria. Termina convidando a Salomão para ir a sua vinha e diz: VEM DEPRESSA AMADO MEU.

Pin It
Atualizado em: Ter 14 Out 2008

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br