person_outline



search

O papel da Mulher na construção da Memória

No trajeto de uma vida, seja ele longo ou curto, nos deparamos com a construção de uma história, momentos de alegrias ou tristezas, ganhos ou perdas, porém cada segundo se eternizará. Através da História que conhecemos o passado e damos significado ao presente.
 
O papel da mulher na construção da memória familiar não é só um símbolo do amor, mas historicamente um fato, seus ensinamentos são transmitidos de geração à geração, é por ela que geralmente aprendemos o significado deste valor, cada detalhe, lembranças, objetos, palavras, histórias e estórias ouvidas ao longo do tempo formam as memórias, estas que ficam armazenadas no mais importante dos arquivos, o coração. Porém, assim como vivemos em uma brevidade de vida, as lembranças tendem a se apagar, levando com ela toda relevância na construção daquilo que se busca no futuro, deveras este que dão significado aos arquivos físicos.
 
São das interrogações formadas ao longo do tempo que surge o combustível e desejo por respostas. A família é o primeiro grupo de pessoas que conhecemos, nossa primeira comunidade, seja ela perfeita ou não, contemporânea ou de séculos passados, ainda assim é a nossa história.
 

“É feliz quem gosta de lembrar-se de seus ancestrais, que fala com alegria de seus feitos e de sua grandeza e que, no final da bonita fila, vê colocado,  silenciosamente o seu próprio nome.”         Johann Wolfgang von Goethe.

ROSA.C.S

ROSA.C.S. é Professora Historiadora, especialista em Pesquisas Genealógicas, Museografia e Patrimônio Cultural, ensino Superior. Autora dos Livros "Você Judeu" e "Raízes Genealógicas".



fShare
1
Pin It
Atualizado em: Qua 20 Mar 2019

Pessoas nesta conversa

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR
Fone: (41) 3342-5554
WhatsApp whatsapp (41) 99115-5222