person_outline



search

A importância da inserção da Avaliação Psicológica no processo de Recrutamento e Seleção

Ouvimos muitas reclamações de pessoas envolvidas com a área de contratação de pessoal, desde micro empresas até grandes indústrias, sobre a dificuldade de encontrar mão-de-obra adequada que estabeleça um tempo de serviço satisfatório e produtivo. Ou seja, no tempo da liquidez de tudo, a maioria das pessoas não permanecem em seus empregos e colecionam assinaturas de empregadores em suas carteiras de trabalho.
Mas por que isso acontece? Dentre vários fatores dentro das organizações como falta de reconhecimento, política de benefícios ineficiente, má condução da liderança, salário insatisfatório etc e, de uma maneira mais macro, a velocidade da informação (confiável ou não), a instabilidade política, social e moral que vivemos também contribuem para essa sensação de que “nada está bom pra mim”.
Como “em tempos de crise enquanto uns choram outros vendem lenços” o que fazer para se adequar a esta nova era que vem se estabelecendo no Brasil e no mundo?
Uma das alternativas é a inserção da Avaliação Psicológica no processo de contratação de pessoas, a partir de uma estruturação sólida do processo de Recrutamento e Seleção.
Confira em 10 passos simples e estruturados como construir um processo de Recrutamento e Seleção adequado.
1º Passo: A empresa precisa estudar e compreender o que espera dos seus profissionais. Isso pode ser feito através da análise dos seus objetivos estratégicos e, posteriormente, uma análise criteriosa dos cargos e funções disponíveis. A pergunta desta fase é: O que a minha empresa faz e como esta função analisada me ajuda a alcançar o objetivo dela?
2º Passo: Após responder a primeira pergunta, pergunte quais as competências técnicas e conhecimentos são esperados para este cargo. Por exemplo: um motorista de carreta precisa ter a CNH adequada.
3º Passo: Definindo as competências técnicas, a empresa deverá se perguntar quais os comportamentos necessários ao ocupante desta vaga, de maneira que ele obtenha o melhor aproveitamento e produtividade. O ideal é tomar nota de todos os comportamentos apo