person_outline



search

Filosofia e Ciência

Há de imaginar que dos princípios do pensamento filosófico, frutificou  uma nova visão de mundo, a origem da ciência.
Tales de Mileto, filosofo pré socrático, conhecido hoje como naturalista e antes como um dos sete sábios da antiga Grécia, foi pioneiro em desenvolver as duas práticas. Tales além de tentar desvendar a origem do universo e da vida através do conceito da água como arche subjacente e primordial, também desenvolveu meios de compreender as estações do ano e fez o aplique dessa ciência no plantios, sabendo quando plantar e quando colher, há quem diga que isso o enriqueceu.
Para demonstrar também uma filosofia que se tornou ciência e foi muito importante ao longo da historia, e promete ter muitos segredos ainda é, a gravidade. O primeiro a indagar sobre essa suposta força atraente foi Aristóteles, que disse que se dois objeto de diferentes pesos despencasse de alguma altura, o mais pesado teria uma aceleração maior. Essa filosofia foi contradita por Galileu, quando diz a historia que deixou cair duas pedras de diferentes pesos da torre de pisa, afirmando que ambos caiam na mesma velocidade e que não houve aceleração por depender das diferenças massivas. Isso foi indagado por Sir Isaac Newton alguns anos depois, diz a historia, estar estudando embaixo de uma macieira e quando despencou um desses frutos em sua cabeça, fazendo com que o estudante newton tivesse uma ideia inovadora. A força da atração. Newton considerado o pai da ciência moderna escreveu três leis para considerar a física-filosófica no qual se diz em seu livro “Philosofie Phsiks”. Alguns anos depois de newton, um jovem físico que trabalhava num local de patentes em Zurihc na Suíça, observava da janela de sua sala o telhado do prédio vizinho, quando imaginou o campo de newton e supos um homem despencando do telhado, e viu que a ideia de newton poderia conter falhas sobre o peso e massa do objeto despencado, então esse jovem físico chamado “Albert Einstein” pensou que, ao invés de atraído por um campo gravitacional, e se a massa foi empurrada?! Parece loucura, mas o jovem havia projetado uma das maiores descobertas cientificas de todos os tempos, mas até aquele momento era filosofia. Einstein provou a ideia de distorção do espaço tempo, com fotos de eclipses solares do espaço ocupado pelo sol distorcendo as luzes das estrelas. (Um pouco mais de uma década depois).
Então, da pra perceber que da filosofia surge a ciência, e que ciência nada mais é do que a prova do pensamento filosófico. Para ser filosofia, não precisa ser necessariamente fato, haja visto, imagine algo metafísico!


Fabrício da Silva Dias.
Pin It
Atualizado em: Sáb 22 Out 2016

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222