person_outline



search

Aleph

Eu me interesso muito por expressões novas ou palavras em outras línguas que possuem significados interessantes, creio que soma muito para nosso conhecimento intelectual. E a alguns meses atrás houve o lançamento de um livro cujo título era 'O Aleph'. Minha curiosidade no título não me levou a ler o livro, porém me instigou a descobrir a tradução dessa palavra. E eis o que me surge: Aleph significa -  o ponto de onde é possível se ver todos os outros pontos do universo.

William Blake costumava dizer:   “Podemos ver o infinito em um grão de areia, e a eternidade em uma flor”.   Na verdade, basta um simples momento de harmonia interior para que isso aconteça. Um momento simples e harmonioso como o Vespro que assistimos ontem.
O grande problema reside aí: quase nunca nos permitimos atingir este estado – o momento presente em toda a sua glória.
Às vezes, ele se apresenta de maneira completamente casual. Você está andando em uma rua, senta-se em determinado lugar, e de repente o universo inteiro está ali. Compreendo então que este tipo de percepção pode ser descrito como “mergulhar no Aleph”, ou seja, mergulhar no ponto de onde eu posso ver todo o universo.   O ser humano tem uma gigantesca dificuldade em concentrar-se no momento de agora; está sempre pensando no que fez, em como poderia ter feito melhor, quais as conseqüências dos seus atos, por que não agiu como devia ter agido. Ou então se preocupa com o futuro, o que vai fazer amanhã, que providências devem ser tomadas, qual o perigo que o espera na esquina, como evitar o que não deseja e como conseguir o que sempre sonhou.
Portanto, você começa a se perguntar; existe realmente algo errado?
Sim, existe. O nome disso é rotina. Você acha que existe porque está infeliz. Outras pessoas existem em função de seus problemas; vivem falando compulsivamente a respeito – problemas com filhos, maridos, escola, trabalho, amigos.
Não param para pensar: eu estou aqui. Sou resultado de tudo que aconteceu e acontecerá, mas estou aqui. Se existe algo errado que fiz, posso corrigir ou pelo menos pedir perdão. Se existe algo correto, isso me deixa mais feliz e conectado com o momento de agora.
Concentre-se em seu Aleph, e verá que um pouco de confiança na vida não faz nenhum mal – muito pelo contrário, irá lhe permitir experimentar tudo com muito mais intensidade. Essas coisas que perturbam seu verdadeiro encontro com a vida estão naquilo que você chama de “passado”, e aguardam uma decisão naquilo que você chama de “futuro”. Elas entorpecem, poluem, e não lhe deixam entender o presente. Trabalhar apenas com a experiência é repetir soluções velhas para problemas novos. Conheço muita gente que só consegue ter uma identidade própria quando começam a falar de seus problemas. Porque estes problemas estão ligados ao que julgam “sua história”.
O fundador da arte marcial conhecida como Aikido, Morihei Ueshiba dizia:
“A busca da paz é uma maneira de rezar, que termina gerando luz e calor. Esqueça um pouco de si mesmo, saiba que na luz está a sabedoria, e no calor reside a compaixão. Ao caminhar por este planeta, procure notar a verdadeira forma dos céus e da terra; isso é possível se você não se deixar paralisar pelo medo, e decidir que todos os seus gestos e atitudes corresponderão àquilo que você pensa.”
Se você confiar na vida, a vida confiará em você. Caro amigo, você é um milagre. Uma benção de Deus na vida de alguém. A partir de hoje, se olhe como alguém que faz a diferença no mundo, acredite que onde vocês esta agora algo de diferente só acontece por que você esta aí. E existem pessoas para as quais a sua existência faz toda a diferença. Eu sou uma dessas pessoas. Ter você no meu caminho com certeza faz de mim uma privilegiada.   E imponha-se como um Aleph, seja o ponto de onde pode se ver  todos os demais pontos do universo. Seja diferente!

  Ana Paula Lana (A Maravilhosa)


"Se dois homens andam por um caminho em direções opostas, cada um carregando um pão, quando se encontram no meio do caminho e trocam os pães, cada homem vai embora com um pão. Se dois homens andam por um caminho em direções opostas, cada um carregando uma idéia, quando se encontram no meio do caminham e trocam as idéias, cada homem vai embora com duas idéias."

Pin It
Atualizado em: Seg 7 Mar 2011

Comentários  

#3 ANTENA 18-03-2011 11:20
Paulo Coelho agradece tua propaganda gratuita (brincadeirinha). Muito boa sua explanação. Parabéns pelo texto.

abraço anarquista
#2 tania_martins 08-03-2011 11:48
Parabéns pelo texto!
#1 zonetti 08-03-2011 09:19
alcorao
"AL BÁCARA"
Revelada em Madina, 286 versículos.
2ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

1. Alef, Lam, Mim.
2. Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus;
3. Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos; ...

_ as três letras sagradas do islã, dentro do idioma árabe, com vasto significado e mistérios.
----------------------------------
Texto rico em conhecimento. *****
:)

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222