person_outline



search

O QUE É GNOSE


Gnose é o substantivo do verbo gignósko, que significa conhecer.

A gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.

O objeto do conhecimento da Gnose é Deus, ou tudo o que deriva dEle. Toda gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus absolutamente transcendente, existência que não necessita ser demonstrada. "Conhecer" significa ser e atuar, na medida do possível ao ser humano, no âmbito do divino. Por isso, "conhecer" implica a salvação de todo o mal (Ego) em que possa estar imerso o homem que venha a possuir esse "conhecimento".

Gnose é ao mesmo um conceito religioso e psicológico, além de científico, filosófico e artístico. A partir desta visão, o significado da vida aparece como uma transformação e uma visão interior, um processo ligado ao que hoje se conhece como psicologia profunda.

O desejo e as tentativas de conseguir amor e felicidade são a saudade inesgotável do Pleroma, ou seja, da Plenitude do Ser, que é o verdadeiro lar da alma. O desejo desse "conhecimento" é uma nostalgia das origens e procede de um original anelo humano de alcançar a Unidade, do desejo natural, perrene e universal, de fusão do homem com o Ser, do qual acredita ter sido originado.

A Gnose é o comportamento religioso que traduz esta profunda e dolorosa sensação que sentem os homens e mulheres pela separação dos pólos humano e divino. É, no fundo, uma tentativa de compreensão das relações entre o homem e a divindade.

Pin It
Atualizado em: Seg 11 Jan 2010

Comentários  

#6 Exclusiva 12-10-2012 09:39
Katia,

A gnose é realmente um estudo profundo,derivado do anseio de estamos com o Divino - texto muito, muito elucidativo!

Ótimo feriado para voce

Abração


Exclusiva
+1 #5 Abreu 13-01-2010 09:27
Esse conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva invade meu ser...
#4 seth 12-01-2010 17:08
esclarecedor seu texto,gosto muito de ler seus artigos, são inspiradores.parabéns katia.
#3 ANTENA 12-01-2010 15:39
Bela e concisa explanação , que me perdoem os agnósticos...


abraço anarquista
#2 Claudiopoeta 12-01-2010 07:43
Muito bom! Parabéns - Abração
#1 tania_martins 11-01-2010 19:14
Bom texto!
Abraços.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br