person_outline



search

Pré-sal; oportunidade e oportunismo

O que o cidadão brasileiro deve saber sobre o pré-sal?

Segundo a própria Petrobrás, pré-sal é um termo que designa “um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro”. São essas rochas as que possuem maior potencial para o armazenamento do petróleo, bem como sua geração. A esse conjunto de rochas decidiu-se denominar pré-sal porque sua localização se dá, em certas regiões da costa, por baixo de uma camada de sal que chega a atingir 2 km de espessura. O termo “pré” se dá pela anterioridade das rochas à presença dessa camada de sal.
Por acreditar que o potencial de aproveitamento econômico desse petróleo, seja através de gás natural ou como petróleo leve são promissores, políticos, intelectuais e cidadãos mais conscientes entendem a importância de se criar mecanismos austeros na fiscalização dos recursos demandados pelo investimento da empresa, bem como na utilização dessas receitas que envolvem o capital nacional. Diz o site: “Algumas etapas importantes dessa tarefa já foram vencidas: em maio deste ano a Petrobras iniciou o teste de longa duração da área de Tupi, com capacidade para processar até 30 mil barris diários de petróleo. Um mês depois a Refinaria de Capuava (Recap), em São Paulo, refinou o primeiro volume de petróleo extraído da camada pré-sal da Bacia de Santos. É um marco histórico na indústria petrolífera mundial”.

Você sabia disso?

Você está inteirado dos acontecimentos que envolvem essa descoberta?

No início, é bom, como todo aquele que está consciente do seu compromisso com a melhoria das condições básicas de qualidade de vida do brasileiro, estar informado a respeito de cada passo das empresas que lidam com os recursos do país, principalmente para exigir o seu aproveitamento em políticas de melhor distribuição de renda, investimento em educação, saúde, programas sociais etc...

Se você ainda não se moveu do seu estado de inércia e comodidade, caro amigo, como vai esperar que esse país vá pra frente?

É hora de ler, adquirir conhecimento e compartilhá-lo com os amigos.

O pré-sal pode trazer um grande avanço ao desenvolvimento do país, ou, na pior das hipóteses, como no passado, por falta de consciência política do cidadão, se tornar uma moeda política para a negociação do seu voto como objeto do oportunismo de entidades e partidos políticos, interesses corporativos e organizações internacionais.


Por isso não seja um mero analfabeto político, participe das decisões de interesse nacional. Esse é seu país!

Pin It
Atualizado em: Ter 22 Dez 2009

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222