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Plano de Ensino - Introdução a Geografia Física. Formação e dinâmica do Planeta Terra.

Plano de ensino

Introdução a Geografia Física

Formação e Dinâmica do Planeta Terra.

Objetivo Geral

Refletir, analisar e conceituar os processos de formação e evolução geológica do planeta Terra. Sua Dinâmica interna e externa e como as forças endógenas e exógenas estruturam e modelam nosso planeta.

Justificativa

Vemos como essencial no ensino de geografia os temas relacionados à formação do planeta Terra e sua dinâmica.Como, através do Tempo geológico os agentes internos e externos foram e continuam sendo constantes, tanto nas mudanças do interior quanto da superfície terrestre.Mostrar aos alunos as evoluções das teorias da Deriva dos Continentes e da Teoria da Tectônica de Placas e como isso afeta a sociedade ao longo do tempo, mostrando a relação de fenômenos como terremotos e vulcões e suas forças destrutivas e modeladoras do relevo e suas conseqüências para a vida em nosso planeta.

Conteúdo:

O tempo geológico

- A origem da Terra.

- A origem dos continentes.

- A Teoria da deriva dos continentes.

- A Teoria das Placas tectônicas.

- O tempo geológico.

A Estrutura da Terra

- A crosta e as rochas (tipos)

- O ciclo das rochas.

- Estrutura geológica.

A Dinâmica Interna do Relevo

- Tectonismo.

- Vulcanismo.

- Abalos Sísmicos

A Dinâmica Externa do Relevo.

- O trabalho erosivo das águas.

- O trabalho erosivo do gelo.

- O trabalho erosivo do vento.

Procedimentos de ensino:

  O curso será desenvolvido por meio de aula expositiva dialogada, discussões em grupo e estudo dirigido. Utilizará recursos de ensino como livro didático, textos de apoio, transparências e vídeos.

Avaliação:

O aluno demonstrará seu aproveitamento mediante frequência e participação nas atividades realizadas em classe, questionamento das leituras programadas, apresentação de atividades individuais ou grupais e auto-avaliação.

Plano de Aula

Aula 1

Introdução a Geografia Física - 1º ano

Título : O Tempo Geológico.

Tema : A origem da Terra

Objetivo Conceitual :

Identificar os processos de formação do planeta Terra.

Diferenciar os processos de formação do planeta Terra.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.


Objetivo Atitudinal:

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação do planeta Terra.

Conteúdo de Ensino :

Como ocorreu a origem do planeta Terra, através de uma teoria científica.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

- Texto de apoio ( livro didático)  

- Transparências.

Avaliação:

Participação, compreensão e atividade em sala.

Atividade : A partir da leitura e compreeensão do texto o aluno realizará um trabalho escrito identificando os processos de formação do planeta Terra. 

Plano de aula

Aula 2

Introdução a Geografia Física - 1º ano

Título : O tempo Geológico.

Tema : A origem dos continentes - A Teoria da Deriva dos Continentes.

Objetivo Conceitual :

Analisar os processos de origem dos continentes.

Identificar os processos de origem dos Continentes.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de origem e formação dos continentes

Conteúdo de Ensino :

Como se deu a origem e formação  dos continentes através da Teoria da Deriva dos Continentes.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

-Texto de apoio (livro didático).

-Transparências.

Avaliação :

Participação, compreensão atividade em sala (fichamento de texto)..

Plano de aula

Aula 3

Introdução a Geografia Física - 1º ano

Título : O Tempo Geológico.

 Tema : A Teoria das Placas Tectônicas e o Tempo Geológico.

Objetivo Conceitual :

Analisar os processos de origem dos continentes.

Identificar os processos de origem dos continentes.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos plicados em diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz e respeita e interagir com os processos de origem e formação dos continentes.

Conteúdo de Ensino :

Como se deu a origem e formação dos continentes através da Teoria das Placas Tectônicas.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

-Texto de apoio (livro didático).

-Vídeo : Terremotos, vulcões e outros fenômenos meteorológicos

(Enciclopédia Britânica, 20 minutos).


Avaliação :

Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).

Plano de aula

Aula 4

Introdução a Geografia Física - 1º ano

Título : A Estrutura da Terra.

Tema : A estrutura da Terra - A Crosta e o tipos de  rochas.

Objetivo Conceitual :

Identificar a diferenciar os processos de formação da estrutura interna do planeta Terra.

Identificar e diferenciar os tipos de rochas. 

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação e transformação da estrutura da Terra.

Conteúdo de Ensino :

O que é a Crosta terrestre e o s tipos de rochas.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

-Textos de apoio (livro didático)

-Transparências.

Avaliação :

Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre os temas analisados,entregue por escrito).

Plano de Aula

Aula 5

Introdução a Geografia Física - 1º ano

Título : A Estrutura da Terra.

Tema :O ciclo das rochas - Estrutura Geológica

Objetivo Conceitual :

Identificar os processos de formação das rochas.

Diferenciar os processo de formação e os tipos de rocha.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação das rochas.

Conteúdo de Ensino :

O que é o ciclo das rochas.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

-Texto de apoio (livro didático)

-Transparências.

Avaliação :

Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre os temas analisados, entregue por escrito).

Plano de Aula

Aula 6

Introdução a Geografia Física

Título : A Dinâmica Interna do Relevo.

Tema : Tectonismo

Objetivo Conceitual :

Identificar os processos relativos ao Tectonismo

Diferenciar os processos relativos ao Tectonismo.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos decorrentes do Tectonismo.

Conteúdo de Ensino :

O que é Tectonismo e suas conseqüências.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva

Recursos de Ensino :

-Texto de apoio (livro didático )

-Transparências.

Avaliação :

Participação, compreensão e atividade em sala(Trabalho em grupos:Conclusão sobre os temas analisados , entregue pro escrito ao final da aula).

Plano de Aula

Aula 7

Introdução a Geografia física - 1º ano

Título : A Dinâmica Interna do Relevo.

Tema : Vulcanismo e abalos sísmicos 

Objetivo Conceitual :

Identificar os processos de origem do vulcanismo e abalos sísmicos.

Diferenciar os processos de origem do vulcanismo e abalos sísmicos.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os fenômenos referentes ao vulcanismo e abalos sísmicos.

Conteúdo de Ensino :

O que é vulcanismo e abalos sísmicos.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

-Textos de apoio (livro didático ).

-Transparências.

-Vídeo : Vulcões ( Abril/Discovery, 50 minutos).

Avaliação :

Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).

Plano de Aula

Aula 8

Introdução a Geografia Física

Título : A Dinâmica Externa do Relevo.

Tema : O trabalho erosivo da água.

Objetivo Conceitual :

Identificar os processos de erosão provocados pela água.

Diferenciar os processos de erosão provocados pela água.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de erosão provocados pela água.

Conteúdo de Ensino :

Como é o trabalho erosivo da água.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

-Texto de apoio (livro didático).

-Transparências.

Avaliação :

Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre o tema analisado, entregue por escrito ).

Plano de Aula

Aula 9

Introdução a Geografia Física

Título : A Dinâmica Externa do Relevo.

Tema : O trabalho erosivo do gelo e do vento.

Objetivo Conceitual :

Identificar os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.

Diferenciar os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.

Objetivo Procedimental :

Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.

Objetivo Atitudinal :

Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.

Conteúdo de Ensino :

Como é o trabalho erosivo do gelo e do vento.

Procedimentos de Ensino :

Aula expositiva.

Recursos de Ensino :

-Texto de apoio (livro didático).

-Vídeo : As Tormentas - A rebelião da atmosfera(Enciclopédia Britânica, 22minutos).

Avaliação :

Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).

Plano de Aula

Aula 10

Introdução a Geografia Física

 Tema : Avaliação.

-Avaliação será efetuada em duplas sobre os temas analisados ao longo do curso.

-Os alunos poderão utilizar o livro didático e os materiais entregues ao longo do curso

( atividades por escrito e relatórios de vídeos) durante a avaliação.

-Serão utilizadas 2 aulas (110 minutos) para o término da avaliação.

Referências Bibliográficas

-ALMEIDA, Lúcia Alves de,RIGOLIN, Tércio Barbosa,Geografia- Série novo ensino médio,São Paulo,Ática, 2004.

-AYOADE, J. O.Introdução à Climatologia dos Trópicos.São Paulo,Difel, 1996.

-GUERRA,Antônio Teixeira. Dicionário geológico- geomorfológico. 8ªed.,Rio de Janeiro, Ibge,1993.

-HOLANDA,Aurélio Buarque de.Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2ª ed.,1996.

-TEIXEIRA, W.et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.

-TEREZO, Cláudio Ferreira. Novo Dicionário de Geografia,São Paulo,2007.

-TOLEDO,Maria Cristina Motta de(org).Curso de geologia para técnicos do instituto de geociências-USP,1992.

Vídeos:

-As tormentas - A rebelião da atmosfera. Enciclopédia Britânica (22 min.).

-Terremotos, vulcões e outros fenômenos geológicos.Teoria de Tectônicas de Placas.Enciclopédia Britânica (20 min).

-Vulcões. Abril/Discovery (50 min.)
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Atualizado em: Seg 9 Fev 2009

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