- Católicos Orações
- Postado em
Quarta Feira de Cinzas de 2022
Meditação do Santo Terço por MTBE em: 02/03/2022 as 08:00. Inicio hoje refletindo sobre o “tripé” que fundamenta o tempo litúrgico que se inicia: a Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas marca o início desse tempo que é forte, simbólico e me remete a uma espiritualidade engaja e comprometida com o bem comum, mas penso que o JEJUM, a CARIDADE e a ORAÇÃO precisam também ser resultado de uma prática engajada e comprometida, por isso peço a Deus iluminação e sabedoria para meditando o Santo Terço trazer uma reflexão pertinente à nossa realidade.
Primeiro Mistério, certamente a caridade me trona ainda mais apto à Misericórdia Divina, não penso em “romantizá-la”, mas é partindo dela que posso atingir o dom da Humildade e assim reconhecer minha limitação diante dos mistérios da vida e para isso preciso estar em estado permanente de oração engajada e comprometida socialmente. Que assim como Maria que ouviu o anúncio do anjo e acolher a vontade de Deus, eu possa compreender os fatos atuais com esperança e otimismo.
Segundo Mistério, a caridade também é muito mais que dar esmolas ou fazer ações filantrópicas, muitas das vezes para aparecer bem na foto ou nas propagandas midiáticas, creio que Ela deva ser resultado de um amor-doação, quer seja por uma causa, quer seja por um projeto de vida, por mais que na política e na religião algumas vezes essas duas vertentes se contrastem. Penso muito em Maria que não reputou e dirigiu-se apressadamente, mesmo com as dificuldades, grávida e pela região montanhosa a ir servir sua prima Isabel, ela pôs sua oração em prática mesmo quando poderia ter ficado apenas na intencionalidade de que “Deus já está no comando”.
Terceiro Mistério, abdicar do que eu gosto nunca foi fácil, no entanto, inúmeras vezes tive que assim fazer devido à casualidades da vida, é um processo difícil e se torna ainda mais complicado quando oque tenho que renunciar ao mesmo tempo me dá prazer. Nesse período da quaresma costumamos fazer abstinência de carne, por exemplo, mas fico me questionando, será que me compensa não comer carne e continuar a meu bel-prazer julgando, caluniando e menosprezando as pessoas e não fazer o mínimo esforço para compreender todas as pessoas como próximas? Pensando que nossa sociedade vive vários retrocessos me pergunto, “qual deve ser minha posição política e religiosa, ser omisso diante de ações e atitudes que não proporcionam a vida, ou reconhecer que Jesus nasceu na pobreza, foi um refugiado e que diariamente varias crianças passam pela mesma situação, vitimas e refugiadas?”. Que assim como Maria e José que souberam suportar as dificuldades que foi o nascimento de Jesus, eu possa ter as condições de lutar por uma sociedade de fraternidade e paz e também as famílias tenham a mesma força e coragem para seguir adiante.
Quarto Mistério, a quaresma é um tempo propagado como de mudanças de vida, acredito que essa mudança passa pela adesão a um conhecimento que liberta e aí contemplo Jesus diante da sabedoria de Simeão, percebo aqui o quanto é importante reconhecer na ancestralidade o potencial que gera, não somente alegria, mas aponta para as consequências do transpassamento da dor. Que nessa quaresma Maria seja esse exemplo de fortaleza e de oração comprometida para tantas mães e pais que experimentam o abandono da Educação pelo poder público por isso sofrem a transpassação da dor diante do avanço da criminalidade em suas casas.
Quinto Mistério, acredito que contemplando Jesus entre os doutores da lei eu possa compreender melhor o quanto Ele preza pela sabedoria. Estou certo que este mistério está profundamente relacionado à Campanha da Fraternidade desse ano, “Fraternidade e Educação” Fala com amor, ensina com sabedoria. Certamente Jesus respeita os ensinamentos dos judeus, mesmo tendo sua convicção sobre o testemunho da verdade, com isso Jesus me mostra o quanto é importante escutar com amor para também alcançar à sabedoria. Que nesse tempo eu possa vivenciar muito mais que discursos, falas e palavras e que a oração seja ação, que o jejum seja abrir mão do que me leva a errar e que a caridade, seja muito mais que dar esmolas para fins filantrópicos e seja mais dar amor, atenção e acolhimento. Assim seja.
Atualizado em: Seg 7 Mar 2022