person_outline



search

Um triste fim (Sobre Ananias e Safira)

Atos 5.1-10
Nesse trecho, conta-se a história de um casal: Ananias e Safira. Um casal da igreja primitiva, que teve uma infeliz ideia. Eles resolveram mentir contra o Espírito Santo.
No texto fala que eles também venderam suas propriedades e entregaram como oferta. Barnabé tinha feito o mesmo, porém ele tinha sido sincero e entregue toda a quantia. Já Ananias e sua esposa resolveram reter uma parte da oferta e dizer que tinham entregado tudo.
Ninguém sabe como, mas Pedro revelado pelo Espírito Santo diz que esse homem tinha mentido contra o Senhor. Pedro o repreende. Interessante que Ananias podia ter vendido sua propriedade e dado o valor que quisesse sem mentir aos apóstolos. A oferta sempre foi voluntária, nunca foi compulsória, muito menos no tocante a valores.
Cheio do Espírito Santo, após a correção, Ananias cai ao chão, morto diante de todos. Tem gente que não pode ouvir uma correção, uma palavra de conserto, de admoestação que “morre” espiritualmente. Parece que a vida cristã perdeu a “magia”, a “fantasia” de somente palavras de vitória e de bênçãos. Fomos muito mal acostumados com as famosas caixinhas de promessas. Muito utilizada há alguns anos atrás.
Após falecer ali aos pés dos discípulos, retiram o corpo dali. E agora é a vez de Safira aparecer. Três horas mais tarde, ela é comunicada da morte do seu esposo e tem a chance de fazer diferente. Mas não o faz. Sim há pessoas que assistiram seus amados passarem por situações complicadíssimas, mas eles insistem em viver as mesmas coisas.
Deus tem histórias novas para nós, porém parece que temos necessidade de caminharmos pelas mesmas estradas tortuosas que outros andaram. O exemplo de como não se deve fazer fica esquecido, jogado de lado. É impressionante que com a história as nossas mãos, disciplina essa que existe principalmente para que não cometamos os mesmos erros do passado, tem sido negligenciada. Seja na família, igreja, trabalho, nos relacionamentos em geral.
Safira teve a oportunidade mudar a sua história, de viver diferente. Preferiu se juntar a Ananias na farsa e morreu também aos pés dos apóstolos. E foi enterrada junto ao esposo.
Chama a atenção nessa história, a atitude dos dois. O que eles fizeram chama-se tentar a Deus. É quando o homem se acha na capacidade de ser maior e até enganar a Deus. Ele testa Deus até onde o poder de Deus iria. Como se ele pensasse: “se ele é Deus mesmo, vou mentir o valor e vir se eles vão descobrir.” É como uma família que deixa sua casa aberta porque quer testar a eficiência de Deus em protegê-la. Foi um erro gravíssimo deles.
Sempre é bom ser sincero com Deus. Ele, mais do que ninguém, conhece nossos pensamentos e intenções. Ele sabe quando fazemos pela motivação correta ou apenas para nossa própria glória. Não caia na armadilha de tentar a Deus. Sempre confesse seu pecado e peça perdão ao Pai. Ele jamais lhe negará. Deus te abençoe.
Graça e Paz!
Pin It
Atualizado em: Sáb 18 Ago 2018

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br