- Católicos
- Postado em
Intercessão dos Santos
Encontrei este texto na net e gostaria de compartilhar.
Intercessão dos Santos
Este texto tem por objetivo, explicar de uma maneira clara como se justifica e funciona a interceção dos santos e da nossa Mãe Maria, com base nas Sagradas Escrituras e na Tradição Católica, como também o que vem a ser a visão Beatífica.
A intercessão dos santos é baseada na tradição e na Sagrada Escritura!
"Orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito"(Tgo 5, 16)
Orar quer dizer prestar homenagem, louvar, exaltar, suplicar, embora nem toda homenagem seja uma oração.
Nosso Senhor nos manda "Orar uns pelos outros "(MT 5, 44). S. Tiago nos ordena de "orar uns pelos outros (Tgo. 5, 16). S. Paulo diz que "ora pelos colossenses" (Col. 1, 3).
No evangelho de S. Mateus (20, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu". Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).
O arcanjo Rafael diz a Tobias: "Quando resavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus (Tob. 7, 12) (Os protestantes tiraram esse livro).
A própria Bíblia aplica o título de mediador também a Moisés (Dt 5, 5): "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós".
E S. Paulo, na mesma carta em que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica também mediadores 'secundários' (I Tm 2, 1-5): "Recomenda que façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens..." Pois, fazer orações por outros, é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros.
Quando a Sagrada Escritura diz que Nosso Senhor é o único caminho entre os homens e Deus, não quer dizer que entre os homens e Nosso Senhor não possa haver intercessores. É claro, só Nosso Senhor é o intercessor entre nós e Deus Pai, mas não significa que entre nós e Ele não existam degraus de pessoas que O conheceram, amaram e serviram de forma exemplar.
O poder de interceder está expresso em diversas passagens das Sagradas Escrituras. Lembre-se das Bodas de Caná, onde Nosso Senhor não queria fazer o milagre, pois "ainda não havia chegado Sua hora" e "o que temos nós a ver com isso (com a falta de vinho)?". Bastou Nossa Senhora pedir para que seu Filho fizesse o milagre, que Ele adiantou sua hora para atender à intercessão de sua Mãe Santíssima. Quer maior poder de interceder do que esse? Fazer com que Deus, por assim dizer, mudasse seus planos? É tal o poder de Nossa Senhora que a doutrina católica a chama de onipotência suplicante, ou seja, Aquela que tem, por meio de sua súplica a seu Filho, o poder onipotente!
Sobre os santos, também existem diversas passagens em que Deus só atende por meio da intercessão deles, como, por exemplo, no caso de Jó, em que Deus expressamente mandou que um dos que pediam a Ele pedisse através de seu servo Jó. "Tomai sete touros... e ide a meu servo Job... o meu servo Job... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Job 42, 8) Ou mesmo do discípulo de Santo Elias, que só fazia milagres quando pedia através do Deus de Elias.
É natural que Deus atenda àqueles que estão mais perto dele do que àqueles que estão mais distantes. Quanto maior a virtude de uma pessoa, tanto mais perto de Deus ela está e tanto mais pode interceder.
Algumas provas da intercessão dos santos após a Morte:
Jeremias: "E o Senhor disse-me: ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retirem-se" (Jer 15, 1 ss).).No tempo de Jeremias, estavam mortos Moisés e Samuel, mas sua possível intercessão é confirmada pelas palavras do próprio Deus: "ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim...", quer dizer que eles poderiam se colocar diante de Deus para pedir clemência para com aquele povo." Em outras palavras, Deus deixa clara a possibilidade da intercessão após a morte.
Em II Mac 15, 12-15 lemos: "Parecia-lhe (a Judas Macabeu) que Onias, sumo sacerdote (já falecido!)... orava de mãos estendidas por todo o povo judeu... Onias apontando para ele, disse: 'Este é amigo de seus irmãos e do povo de Israel; é Jeremias (falecido), profeta de Deus, que ora muito pelo povo e por toda a cidade santa".
Mais: em Ap. 6, 9s, os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?"
Como se vê, os justos estão conscientes após a morte e podem interceder por nós.
Sobre Nossa Senhora, seria muito longo enumerar a grandeza da "Mãe de Deus". Aconselho-o a adquirir um livro excepcional: "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem", de S. Luiz Maria Grignom de Montfort. Este é um livro profético e, tenho certeza, você gostará muito de lê-lo. É espetacular. A editora é a Vozes e é encontrado em quase todas as livrarias católicas. Foi escrito antes da Revolução Francesa por um grande santo.
A "visão beatífica" é a bem-aventurança que gozam os justos no céu, é a participação da criatura na glória eterna de Deus, é a visão de Deus.
In Jesu et Maria - Frederico Viotti - Frente Universitária Lepanto - http://www.lepanto.com.br
PS: O problema é que alguns "interpretam" a Bíblia conforme sua própria vontade. Estes são seguidores do "livre Exame", condenado pela própria Bíblia: A) "Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal" (2Pd, 1,20). B) "Assim vos escreveu também o nosso caríssimo irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando-vos dessas coisas, como faz também em todas as suas cartas. Nelas há, porém, alguma coisa difícil de compreender, que as pessoas pouco instruídas ou pouco firmes deturpam, como fazem também com as outras escrituras, para sua própria ruína" (2Pd 3, 15-16). C) "Muitas são as opiniões dos homens, e as más imaginações levam ao engano" (Eclo 3,24).