person_outline



search

Kung-an (Koan) - Desapego.

Kung-an ou koan é um conto Ch'an (Zen) que mostra as coisas simples, vazias e despegadas, revelando uma sabedoria sobre a verdade efêmera de todos os fenômenos. Este Kung-an nos mostra a importância de nos despegarmos de todos os fenômenos e coisas.

sumi-ê flores

Um monge Ch'an (zen) tinha como hobbie cultivar flores e as cultivava em um jardim nos pequenos períodos de lazer. Um dia precisou sair e incubiu um noviço de cuidar das flores. Durante a lida acidentalmente derrubou a prateleira onde estavam as flores, quebraram desta forma diversos vasos. Pensou, alarmado:

-O mestre irá brigar comigo pelo meu descuido. -Mas nada podia fazer, optou por assumir o erro e pagar pelo descuido.

Outono - Flor de pessegueiro.

Quando o monge chegou, foi ao encontro do noviço e este relatou o incidente se desculpando. Para a surpresa do discípulo o monge não ficou furioso e ainda o consolou, dizendo:

-Plantei e cultivei estas flores para oferta-las ao Buddah, embelezar o altar e nosso templo. Não as cultivei com o intuíto de me enraivecer. Nobre discípulo, tudo é impermanente neste mundo. Apegarmo-nos naquilo que amamos não é procedimento moral próprio para um praticante/seguidor do Dharma.

Meditação

  •  Kung-an extraído e adaptado do Livro: YÜN, Hsing - Contos Chan - volume 2.- Editora de Cultura.
Pin It
Atualizado em: Seg 2 Jan 2012

Comentários  

#1 ROSMARINUM 02-01-2012 21:50
Criar e cuidar de algo para ter sua posse e mantê-la de modo irracional, eis a base do egoísmo e do sofrimento (um dos pilares do sofrimento).Muito bom!

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222