person_outline



search

Marília, Terra de Dirceu, Café, Ferrovias e Fósseis

O Colégio Espaço Verde Rousseau, situado no município de Cotia, na Grande São Paulo, realizou no último dia 23 de setembro de 2017, a sua 20ª Feira Cultural , cujo tema versou sobre “As cidades mais belas do Estado de São Paulo”. Cada ano/ série dos Ensinos Fundamental e Médio escolheu uma cidade que, por seu valor histórico e cultural, brilha não só no mapa de São Paulo, mas no cenário nacional. Assim, o 9º ano resolveu ilustrar a cidade mariliense. Durante quase quatro horas, mais de 1200 pessoas conheceram o stand montado sobre o belo município do Oeste Paulista. Com o slogan “Marília, Terra de Dirceu, Café, Ferrovias e Fósseis”, a cidade foi apresentada à comunidade, que teve o privilégio de desbravar umas das melhores regiões do país.
Os trabalhos iniciaram-se em junho, com pesquisas intensas sobre a região e a produção de maquetes sobre as várias fases do município, com destaque para a origem de seu nome, então alçado das páginas da obra de Tomás Antonio Gonzaga. Depois, os estudantes investigaram a vida dos fundadores, a chegada da estrada de ferro, os barões do café, os vários tipos de café, as personalidades que hoje brilham na mídia nacional, com destaque para o escritor Walcyr Carrasco, autor de novelas globais de sucesso como “Amor à Vida”, “Êta Mundo Bom!” e “Morde e Assopra” - esta última de 2011, uma homenagem à cidade e ao Oeste Paulista.
Fotos de uma Marília arcaica foram mescladas com uma outra moderna, dinâmica, estonteante, em um grande painel, em que era possível acompanhar a evolução da terra de Bento de Abreu Sampaio Vidal ao longo dos séculos XX e XXI e isso despertou a curiosidade do público e dos próprios idealizadores. “Não achei que Marília fosse tão bonita, que possuísse uma história tão bela e rica. Fiquei encantado. Quero conhecê-la em breve”, disse o aluno Gabriel dos Reis Garcia, um dos criadores do projeto. “Escolhemos retratar Marília pelas empresas que lá nasceram. Quem não conhece a Tam, o Bradesco, a Dori...? E qual nossa surpresa quando descobrimos que ela ia além das empresas, que possui um povo lutador, que não desiste nunca de sonhar e de transformar seus sonhos em realidade” – contou João Gabriel Hengles André Ventura de Mendonça, também aluno do 9º ano. “Esta cidade é mesmo símbolo de amor e liberdade, Tomás se orgulharia de saber que sua Marília é muito mais que uma musa do Arcadismo; é uma terra de ‘Dirceus’ apaixonados” – declarou Camila Kitano, estudante do 1º ano, uma das visitantes do stand.
Além de fotos da cidade, representação do museu de paleontologia, da cultura do café, apresentou-se também um vídeo sobre o município, produzido pelo aluno Vinicius Dourado, que encantou os visitantes. 
Pin It
Atualizado em: Sex 29 Set 2017

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR
Fone: (41) 3342-5554
WhatsApp whatsapp (41) 99115-5222