person_outline



search

O ALFABETO DA VELHO OESTE - LETRA X

Xarope Maple – Também conhecido como “Water Maple” ou “Silver Maple”. Era a seiva concentrada extraída do caule da árvore (Acer Saccharinum – da família das Aceraceae), originária do Continente Americano (regiões norte-ocidentais) e que os cowboys gostavam mais, que o próprio açúcar. 

Xerife – Funcionário executivo de Polícia de um Tribunal ou de uma Administração Distrital, e também chefe da Polícia de uma grande cidade. Suas funções eram as seguintes: execuções dos mandatos de captura ou comparecimento, execuções de sentenças legais (para penas de detenções, o transporte do condenado para a prisão de Estado; para a pena de morte, e a execução da própria). Além do mais tinha que recolher os impostos Distritais e Territoriais, dos quais podia ficar com 5% do total arrecadado, um fato que deixava essa função muito procurada, sobretudo em Distritos com um forte fluxo de empresas e comércio, e com grande giro de capital. Isso explica a vã aspiração de Wyatt Earp em obter um cargo de xerife. O xerife era escolhido por intermédio de eleições públicas da população do local, com a duração de quatro anos. Seu substituto o “Deputy” era empregado provisório, bem como o “Marshal”.

XIT Ranch – O maior ranch do mundo que, situado na fronteira ocidental do Texas, cobrindo uma área que se estendia em mais de 10 municípios e que possuía 10.000 quilômetros de arame farpado. A marca a fogo “XIT” indicava: X = 10, I = in, T = Texas, ou seja, (10 Municípios no Texas). A história desse imenso ranch é simplesmente um romance de aventuras, mais grandioso que qualquer película selvagem de Hollywood. Sua fundação deve-se a mania de grandeza de um Governador Texano, que por seu “Inigualável Texas” quis construir um Capitólio maior e mais custoso do que aquele de Washington, mesmo se não possuísse dinheiro o suficiente. O Parlamento Texano propôs cobrir as despesas, vendendo terrenos. E assim foi feito. O Texas colocou publicamente a venda um terreno nas Staked Plains no extremo oeste do Texas, um terreno de 3.050.000 acres que do leste ao sul, media 920 quilômetros de largura, no oeste, longo a fronteira do Novo México media 296 quilômetros e ao norte 48 quilômetros. Financeiros Americanos e Escoceses fundaram o “Capitol-Land Syndicate” tomando posse daquele terreno e arcando com os custos, para o Palácio de Representação do Governo Texano. A missão para a construção foi confiada ao arquiteto Matthea Schnnell de Rock Island. Em fevereiro de 1882 iniciou-se a construção do gigantesco edifício e em abril de 1888 o Capitólio estava construído. Era longo 190 metros, largo 96 metros e 104 metros mais alto que o Capitólio de Washington. Os Escoceses tinham gasto a soma de 3.224.593.45 dólares e tinham feito um ótimo negócio porque o seu Império de bovinos tinha custado somente 2 dólares por hectare do pasto. Em 1886, 150 cowboys, nesse novo ranch, cuidavam de 110.721 cabeças de gado que, na época da inauguração, já quase tinham dobrado de número. 10.000 quilômetros de arame farpado circundavam o XIT Ranch, que foi subdividido em 94 zonas de pastos e 17 pequenos ranches que dependiam de um quartel general. 335 poços a moinhos de vento providenciavam a água para 787 empregados, 200 cowboys, 250.000 bovinos e para os proprietários da cidade, de propriedade também do ranch: Dalhart, Channing, Veja, Bovina, Amherst, Olton, Muleshoe, Farwell e Littlefield. Em 1912 foi vendida a última vaca e os municípios de: Dallam, Hartley, Oldham. Deaf Smith. Parmer, Castro, Bailey, Cochran, Lamb e Hockley substituíram os sete grandes ranches principais do mais poderoso Ranch de todos os tempos: o XIT do Texas.   
Pin It
Atualizado em: Qui 28 Set 2017

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br