person_outline



search

CULTURA E ARTE SOB ENCOMENDA?

Há um ensinamento universal o qual afirma que estamos vivendo no lugar certo, na hora certa, ao lado de quem mais precisamos, e temos a nossa disposição as melhores condições que merecemos para viver. 

A máxima certamente se aplica aos artistas. Por exemplo, Raul Seixas, Cazuza, e Renato Russo, só pra citar alguns, vieram e viveram na época certa e no lugar certo para realizar o que se propunham. Hoje, não teriam vez e voz. Seriam taxados de politicamente incorretos pelos puritanos que se arrogam defensores da ética e dos valores morais e acreditam falar em nome de todos. Porque estes cometem a injustiça, a heresia de exigirem dos artistas virtudes que eles, até possuem, mas dispensam em nome da arte. Quais sejam: sensatez, lucidez, coerência, entre outras que fazem o gozo dos que se pretendem paladinos da verdade, da moralidade e, portanto, perfeitos ou algo próximo disso.

Por esse motivo, muito dificilmente se verá de novo nas paradas de sucesso composições musicais como as desses senhores citados acima. Não porque não existem seus seguidores. É que estes jamais terão espaço na mídia. Ocupada, hoje, apenas pelos bonzinhos. Pelos superficiais. Descartáveis. Ou seja, aqueles que, em nome da realização de um sonho pessoal, abraçam os conceitos de cultura e arte impostos através da lavagem cerebral levada a cabo por aqueles espertalhões que atualmente determinam os rumos da cultura e das artes.

Espere um momento! – dirá você, leitor – Mas as músicas de Raulzito, Russo e Cazuza ainda fazem sucesso. Claro, tais sucessos que sobrevivem ao tempo, são reverberações de quem as viveu intensamente em sua juventude, e agora se sentem orgulhosos de mostrá-las aos filhos, sobrinhos, netos, alunos. E afinal de contas, o que é bom se estabelece independentemente da vontade e do interesse dos espertalhões. Mas, à medida que as novas gerações vão introduzindo novos hábitos, também as coisas que marcaram época devido a sua boa qualidade artística e capacidade de penetração no coração e na mente das massas, vão caindo no esquecimento porque cada vez vão ficando mais distante no tempo.

Outro ensinamento diz que os gênios, a exemplo de qualquer outro espírito, vão e voltam à vida humana. Porque muito dificilmente eles conseguiriam vivendo tão intensamente em tão pouco tempo, realizar sua obra em apenas uma existência.  E eu poderia citar como exemplo Modigliani, que, antes de pintor, fora poeta. Mas sobre isso escreverei em outra ocasião.

Vivemos um tempo em que os medianos se destacam em todas as áreas de atuação humana. Observe-se o que acontece com o futebol brasileiro. De repente, o sempre farto celeiro de craques tupiniquim caiu numa secura desgraçada. A ponto de um jogador talentoso, mas não genial, ser considerado dessa forma. Trata-se de Neymar. Qual outro? Difícil.

Mas existe todo um sistema que faz do futebol fonte de riqueza para alguns cuja tarefa é produzir ídolos e viver à custa dos quais devemos admitir, se estabeleceram por sua competência. São eles: publicitários, empresários, técnicos, jornalistas que, para continuar mantendo os seusstatus quoe todas as benesses que o futebol de alto rendimento lhes propicia dependem da matéria-prima do futebol que é o jogador, o craque. Por sinal, em falta no mercado brasileiro. Mas o sistema que envolve milhões de dólares, reais e euros e interesses sociais, políticos, econômicos e até culturais não pode parar. Então, criam-se craques. Mesmo que não sejam.

É por isso que hoje, acha-se futebol na tevê em qualquer canal e a cada 5 minutos. É por isso que, ao ligar o rádio, encontram-se absurdos como“ai se eu te pego”e“tchu-tchá-tchá”, algo que faria o finado Batman se revirar na tumba por tal avalanche de onomatopéias. Mas isso vende. Enriquece meia dúzia de espertalhões. Porque satisfaz e convence um mercado cada vez maior e cada vez mais burro e, portanto, cada vez menos exigente, e cada vez mais flexível, sujeito a impressões e convencimentos que demandam o menor esforço e custo, e que, em breve tempo, não saberá distinguir a diferença entre uma salsicha e uma lingüiça.

E isso tudo acontece caro leitor por opção e interesse e aos olhos daqueles que mais deveriam lutar pela valorização e preservação da boa arte e da alta cultura em nosso país: seus governantes.

Chegará o tempo em que, na falta de papel higiênico se usarão páginas de livros para limpar a sujeira produzida por hambúrgueres, biscoitos e batatas-fritas. Se é que esse tempo já não chegou.

A grande sacada dos governos ditatoriais, sanguessugas e dominadores, que se disfarçam atrás da máscara da democracia que tudo permite e a todos convence, é a engenharia social, através da qual se criam mecanismos para se obter, com a conivência de alguns traidores da liberdade de expressão, o controle da grande mídia e, num segundo momento, o controle da cultura, este, mais difícil, porque exige primeiro, o emburrecimento das massas, algo que se consegue com a destruição do ensino público, com a propagação e a exaltação de uma arte desprovida de boa qualidade produzida por uma gente desprovida de talento, mas que faz muito bem feitinho o papel que interessa a esses governantes. E, melhor para estes, cobram quase nada pelo precioso serviço.

Seria necessário, porém dar uma aparência de legalidade a essa ação criminosa que se comete contra a nação brasileira. E uma forma de se obtê-lo seria através da criação do Sistema Nacional de Cultura que, em tese, teria como finalidade o aperfeiçoamento na gestão de políticas públicas no setor da cultura, com a participação colaborativa entre União, Estados e municípios. Ao menos foi isso que a Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, em Brasília, no último dia 26, através da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Cultura.

Não seria excesso de zelo desconfiar dos reais interesses que motivariam a boa intenção que o texto de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresenta. Seriam, em princípio, estritamente político-partidários e teriam como único objetivo, contribuir para a manutenção do poder ao infinito por parte daqueles que atualmente o detém?

O tão almejado controle da informação, que, por sinal já se faz, através da censura que a grande mídia impõe a determinados segmentos culturais, sociais e políticos que não se afinam com o atual Poder, é acompanhado pelo controle da Cultura, importantíssimo para se reescrever a História recente do país, para determinar a cultura e a arte produzida e difundida que visariam incutir na mente do cidadão brasileiro, a necessidade de continuar acreditando que o melhor ainda está por vir. Que é preciso ainda mais tempo para concluir a grande obra de redenção social a qual possui direito os brasileiros com menos recursos financeiros. Uma redenção que jamais se completa. E provavelmente jamais chegará porque permite àqueles que detêm o poder nele permanecer, sob o pretexto de serem os únicos confiáveis, capazes e dispostos para realizá-la do começo ao fim.

Todavia, para se manter no Poder, sem melindres e sem receios é preciso, assim entendem os que o Poder detém no momento, ter sob controle a grande mídia e a cultura nacional.  Para ilustrar palidamente o que aqui se apresenta como argumento, basta observar o conteúdo dramático das tele-novelas, que, cada vez mais, exibem como procedimento normal de conduta a exaltação ao banditismo, as práticas homossexuais, a pedofilia e o consumo de drogas. Basta também ouvir as programações das rádios de frequência AM e FM, aquelas, evidentemente que ainda se ocupam de veicularem músicas.

Para esse cenário de degradação artística e, portanto, também cultural, não há solução a curto ou médio prazo, porque a educação pública no país está sucateada, a rês do chão. E as famílias, em sua maioria, não se preocupam de buscarem um adicional de conhecimento e nem de transmitirem às novas gerações sua bagagem de valores culturais e morais adquiridos com esforço no passado.

As produções artísticas receberem incentivo de pessoas físicas ou jurídicas é uma coisa. Agora, quando financiadas pelo Estado, deste se tornam escravas, e por efeito dominó, tornam os artistas escravos dos interesses do Estado. Pois que arte se imagina possa ser concebida neste caso, que não seja aquela que vise disseminar e incutir na sociedade a ideologia, a crença, os hábitos, e por fim os símbolos do partido governante. Produzir-se-á, sem dúvida muitos Maiakósvski’s. Apenas se fará torcida para que os nossos não terminem como o original.

A arte e a cultura deveriam em tese nascer da liberdade de expressão do povo e não dos interesses de governos sejam eles quais forem, que se apropriam da arte e da cultura para, através dos ingênuos que dela participam continuarem a exercer o seu poder sob as suas mais diversas faces ou disfarces. Politizar a cultura é diminuí-la em importância; é confiná-la a um espaço parecido com aquele onde algumas pessoas vêem o sol nascer quadrado. Quando artistas e intelectuais aceitam dinheiro de governos, sejam quais forem, tornam-se como as rameiras que se deitam com qualquer um disposto a lhe pagar um prato de sopa no inverno. Ser pobre não serve de justificativa para deixar de fazer arte e promover cultura. As pessoas que agem assim são as mesmas que reclamam de tudo e que dizem o que fariam se tivessem isso ou aquilo porque em verdade nada fazem e nada querem senão holofote e a presença de bajuladores a lhe beijarem a mão. Quando, na verdade, os que fazem arte e promovem cultura, simplesmente se utilizam dos recursos dos quais dispõem.

Acreditar na boa fé dessas pessoas não é exagero. Mas elas desconhecem que estão sendo enganadas, usadas. E se acaso, tem consciência disso, não admitem porque tem medo de serem preteridas ou simplesmente defenestradas desse sistema que, a falta de esperança ou impossibilidade de realização a levam a crer único.

Arte se faz por idealismo, vocação, amor e competência. Ou não se faz. Na vida é assim mesmo: uns nasceram para aplaudir e outros para serem aplaudidos. O problema é que até que a realidade se imponha soberana e por vezes de modo cruel, todos se acreditam merecedores de aplausos.

A cultura e a arte são, por natureza, expressões espontâneas da sociedade e através das quais as pessoas deixam fluir o seu espírito lúdico, sua fantasia, sua necessidade de auto-afirmação, seu questionamento, seu contraditório, sua vontade de reivindicar o que acreditam ser correto e justo, e de protestar contra aquilo que consideram errado. E lançar ideias. Sugerir novas possibilidades. Vislumbrar outros caminhos. Buscar novas respostas, novos horizontes. Mas isso, em nenhum momento da História, nem mesmo à época do Iluminismo, do Romantismo, do Renascimento, do Modernismo, por exemplo, fora bem visto e aceito e interessante aos governantes que sempre buscaram uma de duas alternativas: eliminar ou cooptar tais inconvenientes. Alguns, dentre estes, prefere sucumbir a abdicar de seus ideais. Outros se vendem por 30 moedas. Às vezes, por até menos.

Pin It
Atualizado em: Qua 4 Jul 2012

Comentários  

#39 rafacruz 24-09-2014 08:15
Rica reflexão! Valeu!
#38 rogerio_santana 15-08-2012 00:20
Palavras vivas!!!!! Parabéns meu caro
#37 cesinha 10-08-2012 13:29
Parabens pelas encorajadoras palavras aos artistas de verdade, que não vendem suas capacidades críticas e contestatórias aos interesses da grande mídia.
#36 azara 29-07-2012 10:00
Foi bem colocado seus comentarios eu tb sinto assim,são tantas coisas que não poderiam ser esquecidas infelizmente e são.
Parabens pelo texto .Abraços
#35 CHARIETH 25-07-2012 20:14
Belas palavras, sábia reflexão, Todos nóis temos nosso lugar no tempo e no easpaço. e essa Comunidade é o tempo e o espaço que aconteceu pra voce.e voce soube usar muito bem. Parabéns
#34 ESampaio 21-07-2012 21:29
“As produções artísticas receberem incentivo de pessoas físicas ou jurídicas é uma coisa. Agora, quando financiadas pelo Estado, deste se tornam escravas, e por efeito dominó, tornam os artistas escravos dos interesses do Estado. “

Aqui dissestes tudo.

Abraços . Eduardo.
#33 merely 19-07-2012 10:37
Bom dia nobre colega, sua obra é indiscutivel...
Não há nada de errado com o funk, a batida é contagiante, o que não presta são as letras...Não há nada de errado com a politica, apenas com os politicos...
Não há nada de errado com a arte, só com os supostos artistas...e aí por diante! O vil metal brilhou, a ganância ofusca, e o seu brilho aos olhos cega! Tudo pelo lucro facil, e pelo lucro facil, a juventude vai se afundando, os politicos se corrompendo, a educação deseducando, a justiça injustiçando,o poder pátrio se perdendo, a arte se acabando, até a natureza está morrendo...que pena!
nada mais a acrescentar! Parabéns pelo trabalho, um abraço!
#32 rosimeri antunes ferrari 17-07-2012 11:01
Parabéns!!Belo trabalho em nome do "acorda povo", é bom saber que tem mais pessoas que enxergam e ficam indignados pelos caminhos traçados pela politicagem ,cobiça . degradação de valores e perda total da inteligência, pois só assim "ganhamos,roubamos,enganamos",sem que o povo possa reagir(pensamento governamental,na sua grande maioria),e continuam cantando "ai se eu te pego",sem capacidade nem para pegar mais as rédeas da própria vida,perdidos cada vez mais no abismo de comodismo....Estrelas!!!
#31 xxxxx 16-07-2012 11:09
Quanto ao gênero musical, posso dizer que: - Mesmo quando esses citados (Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza), eu sempre os detestei. Para mim, música é um conjunto de letra, melodia e harmonia. E além do mais, quem está na mídia, deve ter o cuidado com a sua conduta. Pois acabam influenciando toda uma juventude. Positiva ou negativamente.
#30 xxxxx 16-07-2012 10:58
Saudações!
- Mais uma vez, sou brindado com um texto de qualidade literária impecável. E não esperaria menos de ti. Quanto ao homossexualismo, posso dizer que sou tolerante. Todavia, para aqueles que acreditam em Deus, o homossexualismo é algo abominável, pois Ele criou duas criaturas perfeitas anatomicamente, para que suas anatomias se encaixassem perfeitamente e que o produto dessa relação gerasse uma nova vida. Para mim, o sexo deve ter um objetivo maior. E não apenas a satisfação do prazer. Eu não sou contra os homossexuais. Oponho-me apenas às demonstrações públicas, que chegam mesmo a ser ofensivas.
Adorei o seu texto. Parabéns! Beijobom, Ton.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br