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Teletrabalho: Quem Perde ?

"Teletrabalho: Quem Perde ???"
"Todos queremos ganhar !
Na implantação do teletrabalho o difícil é identificar quem perde ! "
O tema é antigo, no passado possuía outras nomenclaturas, que refletiam seus respectivos momentos históricos e tecnológicos.
Em 1857, já era amplamente utilizado o telégrafo, como solução tecnológica, para o gerenciamento remoto de departamentos e setores da empresa, geograficamente distantes.
Monteiro Lobato, já previa o teletrabalho, em seu único romance de ficção cientifica, em 1926, no livro que em português pode ser encontrado com 2 títulos distintos:"O Presidente Negro"ou"O Choque das Raças: romance americano do ano 2228",ele aborda o tema no seguinte trecho:
(...) O que se dará é o seguinte: o radiotransporte tornará inútil o corre-corre atual. Em vez de ir todos os dias o empregado para o escritório e voltar pendurado num bonde que desliza sobre barulhentas rodas de aço, fará ele o seu serviço em casa e o radiará para o escritório, em suma: trabalhará à distância. (...)
Nos anos 1970, mas precisamente em 1973, o físico e funcionário da NASA, Jack Nilles, considerado hoje o pai do teletrabalho, desenvolveu em Los Angeles, sua teoria de"Levar o trabalho ao trabalhador, e não o trabalhador ao trabalho", que visava já a longínquos 41 anos, evitar deslocamentos dos empregados e conseqüentemente reduzir os congestionamentos que se formavam nas ruas de Los Angeles.
Jack Nilles, também fundou em 1982, a JALA, primeira consultoria especializada em teletrabalho do mundo, a proposta era excepcional, mas o momento tecnológico não conseguiu impulsioná-la.
Devido a grande abrangência do tema, este artigo tem dois objetivos simples: o primeiro, ilustrar a minha opinião pessoal, e totalmente parcial sobre o assunto, tentarei responder a pergunta"Quem Perde?", com base em minhas pesquisas, e em minhas experiências pessoais, são mais de oito anos, adotando, orientando, difundindo e incentivando a prática do teletrabalho. E o segundo: tentar fazer o leitor pensar mais profundamente sobre o assunto, e quem sabe incentivá-lo a adotar a prática como uma solução para problemas cotidianos.
Analisaremos as vantagens, para alguns dos principais atores envolvidos nas atividades de teletrabalho:
Colaboradores
Aumento significativo da qualidade de vida em todos os aspectos, redução da possibilidade de contaminação por doenças infecto-contagiosas, fortalecimento das relações familiares e sociais, melhorias importantes em sua saúde física e mental, redução do estresse e da tensão profissional, melhor desempenho profissional, redução dos custos de locomoção, alimentação, maior capacidade de concentração, sem interrupções, dentre muitos outros.
Estes colaboradores podem a gerir melhor seu tempo, e se bem administrado, reflexos e conseqüências serão rapidamente encontrados nos seus resultados profissionais. Quando menciono a maior capacidade de concentração, para evitar interrupções, me refiro diretamente a síndrome dos"Três Is", (interrupções, interrupções, interrupções), que sabemos ser comum no ambiente corporativo tradicional.
Empresas
Redução de custos fixos, redução de custos com mobília, redução dos gastos com a TI interna, ganhos de produtividade, redução de custos com faltas de seus colaboradores, melhoria significativa no clima organizacional, alcance logístico aumentado, redução ou eliminação dos custo com de acidentes de trabalho, redução do turnover, ampliação de horários de trabalho, melhoria significativa na imagem da empresa (inovação = sucesso), dentre muito outros.
Além da extrema redução de custos, mencionada nos itens acima, eu acredito que somente aumento do alcance logístico, já seria o suficiente para justificar o teletrabalho para algumas empresas.
No quadro a seguir, é possível verificar algumas causas comuns de problemas com colaboradores, que poderiam ser evitadas ou amenizadas:
Meio-ambiente, sociedade, economia
Significativa redução de CO2 na atmosfera, redução gradativa da poluição do ar das grades metrópoles, redução dos congestionamentos principalmente nos horários de pico nas grandes cidades, revitalização dos centros comerciais dos bairros, redução do bullying e preconceitos de varias origens, redução do índice de criminalidade, como roubos e furtos nos grandes centros, aumento das possibilidades de trabalho para pessoas com algum tipo de deficiência, redução dos acidentes de trânsito, redução do desemprego, dentre muitos outros.
A sociedade atualmente clama por alguns dos itens mencionados.
Realmente eu não consigo identificar quem possa perder !!!
Os benefícios são inúmeros, mas é claro existem também suas desvantagens e problemas como: distanciamento dos colaboradores, queda de produção na primeira fase da implantação, investimentos na capacitação de colaboradores e gerentes nesta nova modalidade de gestão, falta de uma legislação própria, que venha a proteger os colaboradores dos abusos das empresa, e que proteja também as empresas de colaboradores inescrupulosos, problemas de infraestrutura e acessibilidade as tecnologias de informática e telecomunicações, dentre outros vários.
Entretanto, penso, que para o sucesso total da implantação do teletrabalho, independente de qualquer problema, que pode e deve ser atenuado ou corrigido pontualmente, devemos ter as seguintes condições bem definidas:
1- O foco direcionado integralmente ao desempenho e não nas horas trabalhadas.
2- A confiança e respeito mutuo entre os colaboradores e seus gestores (empresa).
3- A boa formação de gestores e colaboradores no uso eficiente da tecnologia.
4- Um planejamento direcionado para a adaptação e implantação do teletrabalho.
5- Uma cultura interna da instituição, que o teletrabalho não é uma complementação das atividades e sim uma opção viável e lucrativa para todos os envolvidos, de substituição do trabalho presencial.
Encerro questionando novamente:
Quem perde com o teletrabalho ?
Por que não tentamos ?
O que ainda nos falta ?
"Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria.
Quando o trabalho é dever, a vida é uma grande escravidão"
Máximo Gorki
Escritor, ativista político