person_outline



search
  • Contos
  • Postado em

A professora Sophie Scholl - Parte 2

Sophie sabia que seu tempo era curto em aula presencial e seu laboratório estava dando certo. Ela envia textos em PDF via WhatssApp sabendo da importância da leitura prévia. Ela e seu irmão Roberto preparam bem este material com antecedência e os resultados práticos são valiosos!
- Bom dia, classe!
- Bom dia, professora.
Ela coloca o material em cima da mesa, bota a mão no bolso da calça jeans e pergunta:
- Quem tem interesse em silenciar a mulher na História?
- Há machismo nisso.
- Rafael Tobias de Aguiar não foi cobrado nesta sociedade machista?
Sophie Scholl escreve na lousa:
O Imperador teve que pedir poder emprestado, nomeando-o como Moderador.
Embaixo, ela continua:
Quem deu tanto poder à Marquesa para que ela se tornasse uma Imperatriz sem coroa?
Ela vira, olha a turma e solta:
- E aí?
Ela vê dificuldades nas mentes para entender isto. Volta à lousa e escreve:
Por quê a Marquesa não deu vez e voz para mulheres em seu tempo sendo tão poderosa?
A sala toma nota das questões. Sophie Scholl escreve um pouco mais:
Quem mantinha, de fato, o Império?
Ela ouve.
- A Marquesa queria somente as regalias do poder agindo em favor de algum grupo. Acho ela foi plantada no cenário.
- A Imperatriz Leopoldina não reagiu sabendo disto?
- Eu não sei o grau de influência dela. Ela era tão influente assim?
- Qual o impacto disto no ponto futuro?
O silêncio reflexivo domina a sala. Haviam muitas questões sérias. Sophie Scholl sinaliza:
- Mudou alguma coisa de lá para cá em favor das mulheres?
- As mulheres ganharam um pouco mais de vez e voz.
- É suficiente? Há tantas mulheres morrendo, assediadas e violentadas no século XXI.
Hipóteses são levantadas. É preciso estudar mais!
- Pensem no contraste sociedade machista com uma mulher poderosa e uma mulher silenciando outra neste contexto.
- O poder está na mão de quem o financia.
- Sim.
- As duas erraram. Uma por omissão e outra que foi silenciada e não reagiu.
- Pesquise isto e veja se é verdade. Por quê não agiram e nem reagiram? Só machismo?
Sophie toma ar numa janela cercada de grades e volta.
- O estudo do poder e da influência são importantíssimos para não tirarmos conclusões precipitadas. Os bastidores influem.
A irritante sirene toca, Sophie Scholl junta suas coisas e fala:
- Precisamos resolver o problema desta sirene. Ela incomoda a História!
Na pressa em sair, um folder cai no chão. Uma aluna pega e vê uma rosa branca na capa. Um trovão é ouvido sinalizando chuva!
Sophie ri, indo para nova aula e lembrando sobre o funcional laboratório.
Pin It
Atualizado em: Seg 5 Maio 2025

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br