person_outline



search

Sapo em tupi guarani

  Sapo em tupi guarani.

(Pira) é peixe. Pirarara, peixe que parece arara. Pirapitanga ou piraputanga, peixe que come a fruta ou tem cor. Piratininga, peixe branco. Piranjuba, lugar onde tinha muito peixe amarelo. Piraíba, peixe ruim ou mal. Paraíba, rio ruim para pesca ou para navegar. (Para), é rio e (íba), ruim, mau, perverso. Pirarucu, peixe com aparência de sapo grande. (Pira) peixe. (Aru) espécie de sapo, também nome de tribo da floresta amazônica. Lembrando que quando os índios se pintavam para guerra usavam os bichos como símbolo ou mesmo por viver muito próximo a água. E (açu) é grande. O que deixa evidente a palavra.

Os índios denominavam o local e ate mesmo a própria espécie que nela havia grande número usando silaba (já). Aparece em muitas palavras: jabuticaba, jacaré, jacu, jaçanã, jaguar, Itajaí, jarinú, jangada, jatobá, jaca.

Guarujá, (gua) é água o, (aru) é sapo e (já) lugar onde têm muitos. Arujá, lugar onde há muitos sapos.

Lembrando sempre que os índios usavam os rios como caminhos e lugar onde tiravam seus alimentos. A vocal (i) no final ou no começo da palavra indicava rio. Jacareí, rio dos jacarés, jaguari, rio dos jaguares, tamanduateí, mandaqui, rio dos mandis, ipiranga, rio dos peixes vermelhos, piraí,  rio dos peixes, etc.   

Pin It
Atualizado em: Sex 22 Jul 2011

Comentários  

#3 PauloJose 17-10-2011 22:22
MUITO BOM PARABÉNS ESTRELEI!!!!
#2 tania_martins 14-09-2011 21:59
Gostei. Abraços.
#1 azara 04-08-2011 10:31
Bom eu não sabia,gostei.Abraços.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222