person_outline



search

MÚSICA; A RAZÃO DA VIDA DO MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS

Esse homem suportou lesões, que se outra pessoa contasse, ninguém acreditaria, desde o futebol,  quando teve um nervo rompido e perdeu boa parte de seus movimentos. Mas com vários tratamentos ainda em Nova Iorque , recuperou parte desses movimentos. Em uma época de sua vida, foi diagnosticado uma lesão em seus nervos, chamada Contratura de Dupuytren, fazendo com que perdesse novamente movimentos de sua mão, chegou a pensar em desistir da música, mais a paixão pela música, o fez retornar.  Até que em um assalto na Bulgária, sofreu um duro golpe na cabeça e perdeu parte dos movimentos da mão esquerda.  

Obteve, tumor, que fez perder quase todos movimentos dos dedos. Mas amor pela música, ainda voltaria a tocar, hoje, como não consegue segurar a batuta e nem virar páginas, ele faz um trabalho minucioso de decorar nota por nota. Isso mais do que paixão pela música, é o amor que o fez vencer todas as barreiras, todas dificuldades que ele passou tentando ser o melhor do mundo na música clássica, mas para que ser o melhor do mundo, se ele já é o maestro que encantou a todos, com seu jeito de reger uma orquestra. Hoje ele ensina crianças do FAAM  a tocar e encantar a todos, trabalhando com jovens carentes.

Isso só faz com que ele se torne ainda mais especial, por tudo que já passou e todos percalços que já superou em sua vida sofrida, mas tenho certeza, que se tivesse que passar tudo que ele passou de novo, para ser reconhecido, acho que ele passaria sem medo. A minha homenagem pra ele seria uma música chamada, Bom Natal, por ter tanta dedicação pela música, e foi essa dedicação que o  fez vencer todos os sofrimentos em sua trajetória de vida.

Pin It
Atualizado em: Sáb 10 Dez 2011

Comentários  

#1 jrs49 09-12-2011 23:53
Uma história de superação e força de vontade que aliada ao amor a música lhe deu vitórias.
Parabéns pelo texto.
Abraços.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br