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Professor: produtor ou consumidor?

Ensaio Acadêmico
Tema: A dialética que permeia as discussões a respeito dos cursos de bacharelados produzirem “cientistas” e os curso de Licenciatura produzirem “reprodutores” desse conhecimento.
A pesquisa sempre foi um elemento primordial para a produção do conhecimento. A academia, normalmente, se debruça sobre este objetivo a fim de criar subsídios que melhor contribuam para a execução do ensino. Todavia, estudos recentes têm refutado essa questão minimizando o conceito dicotômico entre professor pesquisador e o professor aplicador desse conhecimento.
Indubitavelmente, pesquisa e ensino são bases de um mesmo expoente, por isso está pressuposto que uma base é intrínseca da outra, logo, pode-se assim dizer que ambas possuem a mesma propriedade, assim como, quem as executa. De posse desse conceito, a autora Maurice Tardif, em sua obra, Saberes docentes e formação profissional reconhece o professor como o próprio pesquisador do ensino que ministra, para ela é necessário que o docente “passe a ser considerado como sujeito do conhecimento que ministra”, acrescenta ainda que “a produção dos saberes sobre o ensino não pode ser mais considerada como um privilégio exclusivo dos pesquisadores”. Sendo assim, percebe-se uma mudança nesse cenário que considera também outras vertentes de abordagem.
Em consonância com esta teoria está o postulado de Stella Maria Bortoni-Ricardo na obra O professor pesquisador, ela reflete que “O que distingue o professor pesquisador de outros professores é o seu compromisso de refletir sobre a própria prática e não se vê apenas como um usuário do conhecimento produzido por outros pesquisadores”. Logo, não se pode a partir dessas reflexões priorizar a academia como única fonte produtora do conhecimento. Conclui-se disso que há um olhar diferenciado sobre essa perspectiva constituindo o docente da Educação Básica como pesquisador de sua própria prática.
Ademais, é relevante destacar que ambos são produtores do conhecimento. Nesse sentido, desfazer-se a ideologia de que um é produtor e outro consumidor, pois tanto a academia quanto à Educação Básica são responsáveis tanto pelo saber quanto o ensino.
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Atualizado em: Qua 3 Jun 2020

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