person_outline



search

Apagou geral

Os brasileiros sabem que o Brasil carrega um árduo histórico de problemas no abastecimento de energia elétrica. No entanto, se considerarmos que 90% da energia brasileira é produzida em usinas hidrelétricas. E, se considerarmos também que estamos no período chuvoso, por isso, os reservatórios estão em nível satisfatório, concluiremos que não há motivo para um apagão geral.

Agora, diante do ocorrido recentemente, surgem perguntas, no mínimo, inusitadas como: Qual explicação para o apagão? O que realmente há por trás desse apagão?

Ora, não estamos aqui acusando ninguém ou tentando levantar suspeitas. Estamos apenas tentando entender o porquê, de um apagão dessa magnitude ter acontecido exatamente agora, momento em que o Brasil desponta como mercado seguro e a Petrobras é reconhecida como uma das maiores empresas em valor de mercado.

Pois, embora muitos não consigam admitir o avanço tecnológico e econômico ocorrido no Brasil nos últimos anos; ele vem despontando no cenário internacional como país promissor e de economia confiável, sendo citado em vários encontros das lideranças mundiais.

Como prova de tal argumentação, salientamos que na semana passada, a rede mundial de informações, “a internet”, e a maioria dos jornais do país e do mundo, divulgaram que de acordo com levantamento da agência de notícias Bloomberg, a Petrobras se transformou na quinta maior empresa do mundo, em valor de mercado. Provando, mais uma vez, que o Brasil pouco a pouco desponta como líder, não apenas na América do Sul e Latina, mas como uma nação que tem tudo para, num espaço de tempo não muito longo, disputar “téti a téti” com as grandes potências econômicas mundiais.

Entretanto, no momento, todos os holofotes estão voltados para o caso “apagão” e muitas críticas desferidas sem ao menos analisarmos as probabilidades do que pode ter ocorrido. Pois, se olharmos para o passado “recente”, veremos que até a maior potência econômica do mundo não está livre de problemas no abastecimento de energia elétrica. Refiro-me ao apagão que ocorreu nos Estados Unidos da América, em 2003, blecaute este de tamanhas proporções e que afetou o leste daquele país e uma parte do Canadá, mais especificamente de Detroit (EUA) a Ottawa (Canadá), deixando mais de 15 milhões de pessoas às escuras.

E, ironicamente falando, nem mesmo o FBI (Federal Bureau of Investigation) Policia Federal Americana, até hoje não conseguiram identificar qual a real causa do apagão que provocou a morte de um cidadão ameriano, de dois canadenses e deixou milhões de pessoas sem eletricidade nas referidas nações.  Ao fim das investigações concluíram que o que ocasionou o blecaute, foram os raios que atingiram as centrais elétricas.

Ressaltamos ainda que não estamos aqui defendendo “A ou B”. O que estamos conjeturando é que não só o Brasil, com suas inúmeras deficiências, está a mercê de uma falha no sistema elétrico, mas, todas as nações que dependem da energia produzida por usinas hidrelétricas e distribuídas por extensas redes interligadas. Comprovando que, apesar do avanço tecnológico disponível, o homem ainda não domina totalmente a eletricidade.

Pin It
Atualizado em: Qui 19 Nov 2009

Comentários  

#3 rackel 22-02-2010 14:38
Precisamos dominar as novas formas de energia para sanar problemas como este do apagão. É difícil, pois qualquer energia alternativa é mais cara que a vigente, baseada nos combustíveis fósseis. Oxalá o apelo mundial pela questão climática, facilite esta transição energética.
#2 Abreu 19-11-2009 22:03
No calor das emoções e sabendo-se que metade da população, residentes na parte mais nobre do país foram prejudicados, sobram conjeturas sobre o apagão da semana passada. Sem dúvida, ficam-se perguntas quando o governo não tem as respostas a satisfazer-nos.
Independente do partido ou do governo, sabemos que todas as áreas de infra estrutura necessita de investimentos anuais, a acompanhar o progresso e sua amplidão. E, sabemos também que nenhum governo quer se dar ao luxo de gerar um desprazer desse porte às vésperas de eleições tão acirradas, quanto as que estão por vir.
Logo, importante deixar de lado a emoção gerada por publicidade de partidos contrários e torcer para que o problema esteja sanado, os investimentos envolvidos em seu montante ideal e a certeza que em momento algum, nos pegarão de surpresa com a escuridão a nos permear.
#1 PatriciaLettiere 19-11-2009 21:37
Muito bom seu texto!O apagão pegou todos de surpresa.Esses dias comentei com alguns amigos que parecia até atentado terrorista,se fosse nos Estados Unidos as pessoas já estariam espalhando o pânico pelo mundo.
Nota máxima! :D

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br